MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Uruguai vai devolver impostos para turistas até julho de 2014


Devolução de imposto de 22% vale para restaurantes, bares e hotéis.
Lançada em 2012, medida será estendida para atrair mais turistas.

Da EFE

Vista de Montevideu, no Uruguai (Foto: Divulgação/Uruguay Natural)Vista de Montevideu, no Uruguai
(Foto: Divulgação/Uruguay Natural)
O Governo do Uruguai anunciou nesta semana que estenderá até julho de 2014 a devolução do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) aos visitantes do país, uma das medidas lançadas pelas autoridades no final de 2012 para atrair turistas argentinos.
O anúncio foi realizado pela ministra de Turismo, Liliam Kechichián, após sua participação no Conselho de Ministros semanal liderado pelo presidente uruguaio, José Mujica. De acordo com a ministra, esta decisão "se inscreve na vontade do governo em facilitar a chegada de visitantes ao país ao longo de todo o ano".
Segundo a ministra, a aplicação desta medida na última temporada de verão (de dezembro a março) "teve um impacto muito positivo" no fluxo de visitantes e "explica, em boa medida, o continuo fluxo de turistas argentinos".
A devolução do IVA, que no Uruguai é de 22%, beneficia "pessoas físicas não residentes" e será aplicado "aos restaurantes, bares, cantinas, confeitarias, salões de chá e similares, assim como hotéis, motéis, hospedarias, estâncias turísticas, hotéis de campo, fazendas turísticas, pousadas e casas de campo e, inclusive, campings", informou o Ministério do Turismo.
Também serão reembolsados 10,5% dos aluguéis temporários de imóveis em imobiliárias registradas em caso de pagamento com cartão de débito ou crédito.
"Nosso governo e nosso Ministério seguirão fazendo esforços para manter o setor turístico uma atividade muito dinâmica, que é, individualmente, uma das maiores receitas do país e que tem fundamentos muito sólidos", assinalou a ministra.
Além de devolver impostos e parte das despesas em aluguel de imóveis, o Ministério do Turismo, no final de 2012, ofereceu como obséquio aos visitantes um vale de US$ 25 de combustível para todos aqueles veículos de matrícula estrangeira que entrassem em território uruguaio.
As medidas foram lançadas fundamentalmente para os visitantes da Argentina, que, segundo números oficiais, superam em 50% do total de turistas que chegam ao Uruguai, depois que o número de argentinos começasse a cair devido às duras medidas contra a saída de dólar do país impostas pela presidente Cristina Kirchner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário