MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de julho de 2013

Uso de laser põe em risco segurança de voos em Cruzeiro do Sul


Duas ocorrências foram registradas no aeroporto do município.
Laser atrapalha visão do piloto em pousos e decolagens, diz Infraero.

Genival Moura Do G1 AC

Aeroporto de Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)Laser pode provocar cegueira momentânea em piloto, alerta Infraero (Foto: Genival Moura/G1)
A Polícia Militar em Cruzeiro do Sul (AC) foi acionada na noite de segunda-feira (29), pelo centro de controle de tráfego aéreo, do Aeroporto Internacional da cidade, para tentar localizar um suspeito de apontar um laser de raio verde, para uma aeronave em processo de decolagem. A informação foi relatada pelo piloto, assim que o incidente aconteceu.
O responsável não foi encontrado pela polícia, mas se identificado pode responder por atentado contra a navegação aérea, crime previsto no artigo 261 do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão. De acordo com Carlos Augusto, superintendente local da Infraero, só este mês, duas ocorrências desse tipo foram informadas pelos pilotos.
Os dois casos aconteceram com um avião modelo Caravan de uma empresa de táxi aéreo, durante voos de emergência para o transporte de pacientes em estado grave. Normalmente o aeroporto é fechado às 19h, e somente em situações de emergência a Infraero prorroga o horário de operação. Em 2011, um caso semelhante aconteceu com um Boeing da Gol, quando a empresa ainda operava para a cidade no período noturno.
“Um laser desse tipo, direcionado para a cabine da aeronave pode causar uma cegueira momentânea de até 30 segundos no piloto, isso no processo de decolagem, ou principalmente durante a aterrissagem pode resultar em um acidente. Alertamos para a gravidade dessa situação e pedimos a colaboração da sociedade que possa fiscalizar e denunciar esse crime. Pedimos aos pais que fiquem de olho nos filhos, pois essa prática na maioria das vezes parte de um menor de idade”, alerta Carlos Augusto.
Só este ano, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) registrou quase 1500 notificações, relatando o uso de lasers para atrapalhar a visão dos pilotos em todo país. No início de julho, um adolescente de 16 anos foi detido em Araçatuba (SP), suspeito de apontar um laser do mesmo modelo e atrapalhar um voo de um helicóptero da Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário