MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de julho de 2013

Vazamento de petróleo na Tailândia tem forte impacto sobre o turismo


Turistas deixam a ilha de Koh Samet, a 230 km a sudeste de Bangcoc.
50 mil litros de petróleo vazaram de um oleoduto no golfo da Tailândia.

Da Reuters

Soldado tailandês mostra as luvas cobertas de óleo durante operação de limpeza na praia Ao Prao, em Koh Samet, após vazamento de um oleoduto. (Foto: Athit Perawongmetha/Reuters)Soldado tailandês mostra as luvas cobertas de óleo durante operação de limpeza na praia Ao Prao, em Koh Samet, após vazamento de um oleoduto. (Foto: Athit Perawongmetha/Reuters)
Um vazamento de petróleo que deixou negras as praias de uma conhecida ilha tailandesa está tendo um forte impacto sobre o fluxo de turistas e pode se espalhar para a costa continental, afetando também a pesca, disseram autoridades e ambientalistas nesta terça-feira (30).
Os turistas estão deixando a ilha de Koh Samet, 230 quilômetros a sudeste de Bangcoc, enquanto soldados e voluntários em trajes especiais tentam retirar a camada escura que cobre a areia branca.
"Estamos trabalhando para transferir os visitantes para outros locais se eles desejarem se transferir", disse o ministro do Turismo, Somsak Phurisisak, a jornalistas. "Estou muito preocupado, não pensava que esse vazamento fosse impactar o turismo de forma tão extrema."
Cerca de 50 mil litros de petróleo bruto vazaram no sábado de um oleoduto no golfo da Tailândia, a cerca de 20 quilômetros da costa. Foi o quarto vazamento mais grave na história do país.
Desculpas
A empresa PTT Global Chemical, que opera o duto, pediu desculpas pelo acidente, e disse que o vazamento já foi sanado, mas que a operação de limpeza ainda vai durar mais dois ou três dias.
O local mais afetado na ilha foi Ao Prao, ou Baía do Coco, mas turistas em outros pontos da ilha também estão indo embora.
Ambientalistas manifestaram dúvidas quanto à real dimensão do desastre.
"O que aconteceu é bem mais sério do que a PTT disse no primeiro dia. Podemos esperar um impacto sobre a pesca e pela contaminação química na cadeia alimentar", disse à Reuters Ply Pirom, gerente de programa do Greenpeace no Sudeste Asiático.
A PTT Global Chemical é parte da estatal PTT, maior empresa energética tailandesa.
  •  
Imagens feitas pela organização Greenpeace no local do vazamento (Foto: Roenggrit Kongmuang / Greepeace)Imagens feitas pela organização Greenpeace no local do vazamento (Foto: Roenggrit Kongmuang / Greenpeace)

Nenhum comentário:

Postar um comentário