MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 31 de agosto de 2013

ONU promete relatório 'imparcial' sobre armas químicas na Síria


Resultados de amostras colhidas na Síria devem sair em duas semanas.
Obama já se decidiu sobre ataque ao país árabe.

Da France Presse

A Organização das Nações Unidas prometeu neste sábado fazer uma avaliação 'imparcial e de credibilidade' sobre o uso de armas químicas na Síria, declarou o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.
Além disso, Nesirky observou que não é possível tirar conclusões sobre o uso de armas químicas até que os testes de laboratório sejam concluídos. Por isso, haverá um relatório preliminar sobre o assunto.
Nesirky afirmou que 'a equipe esteve excepcionalmente bem posicionada para estabelecer os fatos de forma imparcial e crível', referindo-se aos inspetores da ONU que deixaram a Síria neste sábado, depois de investigarem o suposto uso de armas químicas.
Os inspetores chegaram esta tarde à Holanda, onde está localizada a sede da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).
O porta-voz da OPAQ, Michael Luhan, disse à AFP que as amostras obtidas pelos inspetores 'serão enviadas para seis laboratórios de vários países que não estão envolvidos politicamente' no caso.
'Cada amostra, seja de solo, água ou sangue, será dividida em duas partes e cada uma será enviada para um laboratório diferente para obtermos resultados laboratoriais confiáveis ', acrescentou, assegurando que o processo levará 'pelo menos duas semanas'.
Ainda sem os resultados, o presidente dos EUA, Barack Obama, decidiu-se pelo ataque à Síria neste sábado (31). Obama disse que vai buscar apoio do Congresso americano para a intervenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário