MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Sindicatos e movimentos sociais do RN participam de ato nacional


Protestos acontecem nesta sexta-feira (30) em vários estados do país.
Em Natal, grupo se concentrou na praça Gentil Ferreira, no Alecrim.

Do G1 RN

Grupo percorreu ruas dos bairros de Cidade Alta e Alecrim, na zona Leste (Foto: Luiz Alberto Fonseca/G1)Grupo percorreu ruas dos bairros de Cidade Alta e Alecrim, na zona Leste (Foto: Luiz Alberto Fonseca/G1)
Centrais sindicais e movimentos sociais do Rio Grande do Norte fazem manifestação na manhã desta sexta-feira (30) em Natal. A concentração aconteceu por volta das 9h na praça Gentil Ferreira, localizada no bairro do Alecrim, zona Leste da capital potiguar. Mesmo sob chuva, o grupo deixou o local e segue para o Centro Administrativo do Estado, no bairro de Lagoa Nova.
Um grupo com representantes de várias categorias de trabalhadores também percorreu as principais ruas e avenidas de Mossoró, na região Oeste potiguar.

Esta sexta-feira (30) marca o Dia Nacional de Paralisação. O movimento reúne centrais sindicais, movimentos sociais e o Fórum Potiguar de Lutas. Na página do evento, criada nas redes sociais, os grupos divulgaram as pautas de reivindicação.
A pauta unificada das centrais sindicais tem em, entre suas reivindicações, a redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução de salários; fim do fator previdenciário; 10% do PIB para a educação; 10% do orçamento da união para a saúde pública; transporte público de qualidade; reforma agrária e suspensão dos leilões do petróleo.
As propostas incluídas pelos movimentos sociais são, entre outras, a reforma política e realização de plebiscito popular; reforma urbana para enfrentar a crise das grandes cidades e a especulação imobiliária; democratização dos meios de comunicação; contra o genocídio da juventude negra e dos povos indígenas; contra a repressão e a criminalização das lutas e dos movimentos sociais; contra o Estatuto do Nascituro; punição dos torturadores da ditadura militar e contra a reestruturação da Av. Engenheiro Roberto Freire.
As reivindicações do Fórum Potiguar de Lutas pedem a saída da governadora Rosalba Ciarlini; fim da violência contra a mulher, “que o Governo do Estado do RN garanta a implementação da Lei Maria da Penha no que diz respeito às delegacias especializadas, casas de apoio, campanhas”; legalização do aborto; criminalização da homofobia; transporte público de qualidade; tarifa zero; não à privatização da água aqui no estado; política cultural que seja capaz de referenciar o que é do estado e retorno imediato da meia-entrada para estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário