MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de setembro de 2013

Fundação Cultural de Curitiba desiste de procurar cartas de João Turin


Escultor colocou documentos sob estátuas na Praça Tiradentes em Curitiba.
Uma delas foi achada por acaso, quando uma estátua precisou de restauro.

Do G1 PR, com informações da RPC TV

A Fundação Cultural de Curitiba decidiu que não vai mais procurar pela garrafa que está escondida sob a Praça Tiradentes, no Centro da cidade. A localização do objeto foi dada a partir de uma carta, escondida em outra garrafa, que estava sob a estátua que dá nome à praça.
O documento foi localizado sob a estátua no dia 25 de julho. Na ocasião, a peça produzida pelo artista João Turin, precisou ser retirada para manutenção. Ao deslocar a estátua, os técnicos da FCC encontraram uma garrafa que continha a carta e uma moeda de 100 réis.
Na carta, escrita pelo próprio Turin, havia a indicação de que uma segunda garrafa estava enterrada no local onde a estátua foi inicialmente colocada. Segundo a carta, essa garrafa continha uma ata, com diversas assinaturas e algumas moedas de níquel e cobre.
Para o diretor de patrimônio da FCC, Mauro Tietz, a retirada da segunda garrafa poderia prejudicar os documentos. “Você tirar esses documentos do microclima no qual eles se encontram, fechados há muito tempo e expô-los, é muito agressivo para o material”, afirma.
De acordo com Tietz, existe uma cópia da ata que estaria na garrafa. “Nós ficamos sabendo da existência de um senhor que tem a ata original desta que está aqui, na cápsula do tempo”, revela.
Conforme a FCC, há também uma terceira garrafa, que foi escondida sob a estátua central da Praça Tiradentes. Uma outra carta explica como a estrutura foi levada ao local em que se encontra atualmente. Contudo, ela também deverá permanecer no local, intacta.
Garrafa esteve enterrada por 85 anos embaixo da estátua de Tiradentes (Foto: Reprodução/RPC TV)Garrafa esteve enterrada por 85 anos embaixo da estátua de Tiradentes (Foto: Reprodução/RPC TV)
Veja o conteúdo da primeira carta:
"Aos 25 dias do mês de janeiro de 1932, nesta cidade Coritiba, sendo interventor interino o Dr. João Pernetta, Prefeito Municipal Cel. Joaquim Pereira de Macedo, na Praça Tiradentes procedeu-se a remoção deste monumento da posição primitiva para a atual, que dista daquela cerca de 35 metros na direção Oeste, tendo sido encontrada uma garrafa contendo uma acta impressa com diversas assinaturas autógrafos, a primeira página do jornal “O Dia” de 21 de abril de 1927 e algumas moedas de níquel e cobre. A garrafa referida foi colocada na última camada de alvenaria-bruta e debaixo do pedestal".
Declaração de João Turin é datada de 1932, e estava dentro de garrafa (Foto: Luiza Vaz/ RPC TV)Declaração de João Turin é datada de 1932, e estava dentro de garrafa (Foto: Luiza Vaz/ RPC TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário