MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Incubadora universitária dá suporte para novas ideias de negócios no RS


Incubadora Raiar apoia futuros empreendedores durante primeiras etapas.
Incubadora é aberta a empresas de dentro e de fora da instituição.

Do G1 RS

Incubadora Raiardar dá suporte para negócios inovadores se insirerem no mercado (Foto: Bruno Todeschini/Divulgação PUCRS)Incubadora dá suporte para negócios se insirerem no mercado (Foto: Bruno Todeschini/Divulgação PUCRS)
Não é preciso ter muita experiência para entrar no mundo dos negócios. Um dos caminhos para estimular o espírito empreendedor desde cedo pode, certas vezes, estar dentro da própria universidade. Jovens com grandes ideias e com o sonho de transformar oportunidade em negócio. Esse é o público das incubadoras que ficam dentro das universidades, cujo objetivo principal é de apoiar futuros empreendedores durante as primeiras etapas de suas vidas como donos de um negócio.
“O empreendedor quando nasce geralmente não tem problema com a tecnologia que ele vai utilizar. Ele tem problema com a gestão da empresa. Então, em uma incubadora o trabalho que mais se executa é o de ajudar estas pessoas a fazer a gestão da empresa, mas sem descuidar da parte tecnológica”, explica o gerente da Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS – Raiar, Edemar Antônio Wolf.
Empreendimentos inovadores podem usufruir de estrutura da incubadora em Porto Alegre e na unidade de Viamão (Foto: Bruno Todeschini/Divulgação PUCRS)Empreendimentos podem usufruir de estrutura da
incubadora em Porto Alegre e na unidade de Viamão
(Foto: Bruno Todeschini/Divulgação PUCRS)
A incubadora da PUC é um exemplo de espaço dedicado ao empreendedorismo de novas ideias. Fundada em 2003, o objetivo da iniciativa é de dar suporte e condições necessárias para que negócios inovadores se insiram no mercado de forma sustentável e competitiva. A missão definida é a de estimular a visão empreendedora da comunidade da universidade e também da sociedade, transformando ideias inovadoras em negócios competitivos, através do apoio em infraestrutura e gestão empresarial.
A Raiar oferece duas modalidades de incubação àqueles interessados em começar seu empreendimento. A primeira delas é a de empresa incubada residente, que pode ocupar um espaço físico disponibilizado pela incubadora por um período de dois anos dentro do campus Porto Alegre ou no campus em Viamão da universidade. Outro formato pode ser o de empresa incubada associada, onde o negócio atua em um local próprio, fora da estrutura física da universidade, mas permanece incubado por um período de um ano.
Em ambos os casos, os serviços oferecidos aos empresários vão desde assessoria em gestão, passando por apoio na promoção e divulgação, com valores abaixo do mercado.
“Quando as pessoas entram, estão muito motivadas e o que procuramos é posicionar elas no mercado. Durante esse período de incubação, o que fazemos é preparar esse empreendedor para que ele saia daqui preparado para atuar num mercado que é extremamente agressivo, principalmente para uma empresa nova”, diz Wolf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário