MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de setembro de 2013

Pesquisador cria técnica para cultivo de cogumelos em caixa de papelão


São 3 tipos de cogumelos que nascem a partir de uma mistura de materiais.
Após 10 anos de estudos, pesquisador abriu empresa na região de Curitiba.

Bibiana Dionísio Do G1 PR

Francisco (Foto: Arquivo pessoal)Francisco Vítola estuda cogumelos há dez anos e
há três meses montou a empresa para vender
o produto em caixas de papelão
(Foto:Francisco Vítola/  Arquivo pessoal)
Com o objetivo de superar medos e derrubar mitos em relação aos cogumelos, o professor e pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Francisco Menino Destéfanis Vítola desenvolveu uma técnica de plantio desses fungos em pequenas caixas de papelão. São exigidos apenas alguns cuidados, e a satisfação, de acordo com o criador da técnica, é garantida já que o ciclo dos cogumelos é menor do que a dos vegetais. “A pessoa acompanhar todo o crescimento, é muito divertido. É interessante pelo ritmo. Em alguns dias, ele já está pronto para colher”, disse o professor.
Apesar de o ingrediente ser comum na culinária oriental e europeia, no Brasil o uso ainda é restrito. A questão financeira é um dos fatores que interferem para isso, uma vez que o preço cobrado é considerado alto. Vítola fala em um ciclo vicioso. “O preço é alto do cogumelo. As pessoas não sabem, às vezes, como preparar, como utilizar aquilo, e têm medo de comprar aquele produto tão caro e sem saber exatamente como aproveitá-lo da melhor forma possível. Como não tem uma venda muito grande, o produtor acaba tendo uma escala de produção menor e acaba tendo que encarecer o produto. Então, uma coisa vai prejudicando a outra”, explicou.
De acordo com Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, na safra de 2011/2012, foram colhidas 327 toneladas de cogumelos no estado. Destas, 246 eram de Champignon e 81 de Shiitake. Conforme dados do Deral, a cidade que mais produz Champignon é Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. De lá saíram 218 toneladas na última safra. Já a produção de Shiitake se concentra em Castro, nos Campos Gerais do estado. Todo este volume tem pouca proporção diante dos números registrados pela agricultura paranaense. Ainda assim é considerado um nicho em crescimento pelo Deral.
Cogumelo Salmão (Foto: Divulgação/ Cogubras)Cogumelo Salmão (Foto: Divulgação/ Cogubras)
“Tradicionalmente, as pessoas tinham o medo da competição e guardavam este conhecimento [de como se cultivar] para tirar uma vantagem comercial, mas isso, na verdade, inibiu o mercado de cogumelos, ao invés de ter estimulado”, afirma. Segundo o pesquisador, a ideia de plantar os cogumelos em caixa de papelão visa quebrar mitos e, principalmente, inserir o produto na cultura brasileira. Para ele, as pessoas veem o cogumelo no mercado, e por causa do mistério que existe em torno do cultivo, ficam imaginando como ele é feito, criando uma espécie de resistência.
Vítola destaca que o cogumelo, que na realidade é um fungo que precisa dirigir matéria orgânica para obter energia, está presente na biodiversidade paranaense e que poderia ser facilmente inseridos ou combinados a pratos típicos brasileiros. Inclusive, umas das receitas sugeridas é um Enroladinho de shimeji preto, feito na churrasqueira. (Veja mais abaixo como preparar)
“Eles são fantásticos como alimento. Na verdade, uma das características interessantes, é que eles têm todos os aminoácidos essenciais. Para uma pessoa que não se alimenta de carne, por exemplo, é um complemento interessante. Eles têm uma porção de vitaminas, nível baixíssimo de glicídio, pouca caloria, muita fibra. São características nutricionais muito interessantes”, explicou Vítola.
Como funciona
A paixão pelo cultivo dos cogumelos, surgiu a partir do trabalho, quando Vítola ingressou em um grupo de pesquisa da UFPR. Ele é formado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e buscava enzimas nos cogumelos que poderiam ser utilizadas em medicamentos. Alias, as pesquisas permanecem.
O trabalho foi virando paixão, e o pesquisador passou a ter também pequenas plantações em casa. “No laboratório, a gente não chega a obter o fruto. A gente trabalha só com a fase inicial e eu sempre tive a curiosidade de tentar cultivar o cogumelo, mesmo. E acaba sendo um caminho difícil de voltar. Quando você acha curioso e começa a mexer com isso, a gente fica com cada vez mais vontade de saber mais e de aprender mais. Agora, eu tento passar isso para os outros”.
Francisco e o sócio (Foto: Francisco Vítola/ Arquivo pessoal)Francisco e o sócio
(Foto: Francisco Vítola/ Arquivo pessoal)
Depois de dez anos na área, ele decidiu investir na técnica da produção em caixa de papelão. A empresa tem três meses e é composta por Vítola, mais um sócio e um funcionário. A estrutura fica em um barracão na cidade de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e, por enquanto, as vendas ocorrer por meio da loja virtual e alguns pontos de revenda. São três opções: o Cogumelo Salmão (Pleurotus djamor), Shimeji Preto (Pleurotus ostreatus), Cogumelo-Ostra marrom (Pleurotus Pulmonarius). Todas são vendidas por R$ 30,00.
Dentro da caixa tem um substrato, que é uma mistura de materiais orgânicos, com umidade a 70%. Este substrato passa por um tratamento térmico para eliminar qualquer possível contaminação na mistura. Em seguida, explica o pesquisador, é inserida uma cultura pura do cogumelo que se quer cultivar. A caixa é vendida a um passo de frutificar. “Quando a pessoa leva para casa, abre um buraquinho no pacote e começa a umidificar, isso sinaliza para o cogumelo as condições ambientais diferentes o induz a formar a frutificação”.  Vítola acrescenta que quando o ambiente está bem úmido, um clima favorável, demora de uma semana a 12 dias para o cogumelo crescer do zero até o ponto de colheita.

Vítola faz um parêntese para destacar que os resíduos agrícolas são a base da produção, portanto, o cultivo de cogumelo pode ser um boa alternativa ambiental para o país como Brasil, com grande volume de produção agrícola.
O pesquisador cita alguns cuidados que devem ser tomados no cultivo em caixa de papelão. “Não pode pegar a luz direta do sol. Ele tem que ficar em um ambiente que tenha claridade, mas que seja sombreado. Tem que fazer um furinho, porque o cogumelo vai em direção ao oxigênio, onde tenha menos gás carbônico. Também tem que manter a umidade. Para isso, a gente dá de brinde um pequeno borrifador. Se a umidade for muito baixa, se for um ambiente muito seco, a pessoa tem que borrifar mais vezes durante o dia ou manter alguns panos úmidos, alguns recipientes com água para manter esta umidade do ar bem elevada”.
Se a pessoa quiser utilizar todos os cogumelos de uma só vez, para que haja uma nova frutificação é necessário esperar até três semanas. O pesquisador explica que é só ter os mesmos cuidados quanto à umidade. Além disso, é preciso observar para identificar possíveis contaminações, como manchas verdes. Se for algo pequeno, pode-se abrir um novo furo. Agora, se for algo maior, a recomendação, é descartar a produto de maneira correta. Qualquer dúvida, lembra Vítola, ele e o sócio estão a disposição para ajudar o cliente diante de qualquer dificuldade no cultivo.
Enroladinho de shimeji preto (Foto: Divulgação/ cogubras)Enroladinho de shimeji preto
(Foto: Divulgação/ Cogubras)
Receitas
- Enroladinho de shimeji preto

Ingredientes: shimeji preto, bacon, molho de soja, salsinha picada, palitos
Modo de preparo: divida o shimeji em pequenos maços. Depois, enrole uma fatia de bacon em cada maço e prenda com o palito.

O próximo passo é assar em churrasqueira de carvão, elétrica ou ainda é possível grelhar na frigideira. Deixe o bacon bem douradinho de todos os lados. Para finalizar, basta regar com molho de soja light.
Tomate recheado com cogumelos (Foto: Diivulgação/ Cogubras)Tomate recheado com cogumelos
(Foto: Divulgação/ Cogubras)
- Tomate recheado

Ingredientes: tomate italiano, queijo gorgonzola, mix de cogumelos, cebola picada, cheiro verde, sal e pimenta, um shiitake, manteiga, molho de soja.

Modo de preparo: tire a tampa do tomate e retire a polpa com cuidado para não danificar ou cortar o tomate. Reserve.

Em uma frigideira, salteie na manteiga os cogumelos picadinhos (menos o shiitake) com cebola e temperar com sal, pimenta e cheiro verde. Quando os cogumelos estiverem macios e soltando água, adicione queijo gorgonzola ralado e mexa até formar um creme.

Recheie os tomates com esse creme de gorgonzola e cogumelos. Para finalizar em grande estilo, grelhe o shiitake em frigideira com azeite e molho de soja. Quando ele ficar macio, utilize como tampa do tomate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário