MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de setembro de 2013

PM arromba porta da Câmara do Rio para retirar manifestantes



Câmara enviou ofício à PM para que fosse feita reintegração de posse.
Três foram detidos, segundo a polícia; sindicato diz que há 5 feridos.

Do G1, com informações da Globo News

A Polícia Militar arrombou uma porta lateral da Câmara Municipal do Rio de Janeiro na noite deste sábado (28) para retirar os professores que ocupavam o local desde quinta-feira (26). Os professores disseram que foram retirados à força e, de acordo com o sindicato da categoria, cerca de 20 pessoas teriam ficado feridas. A 5ª DP (Mem de Sá) confirmou a detenção de três manifestantes, que foram liberados ainda na madrugada.
Professores contaram à GloboNews que os policiais agiram com violência e que muitos foram empurrados, o que resultou em ferimentos nas pernas e braços.
Desta vez, os policiais não usaram balas de borracha no confonto, mas levaram um galão que expelia uma grande quantidade de gás de pimenta, segundo a GloboNews.
Cerca de 20 professores foram ao Hospital Municipal Souza Aguiar para serem atendidas. Segundo Rosilene Almeida da Silva, do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), houve excesso de truculência. Por volta das 2h, a Guarda Municipal tentou retirar as barracas de manifestantes que estavam acampados próximo à Câmara, mas recuaram, disse Rosilene.

O G1 tentou falar com a Polícia Militar para confirmar as informações, mas não conseguiu contato. Em nota, a assessoria de imprensa da PM disse que cumpriu o mandato de reintegração de posse. "O comando da PM tentou durante todo o período de ocupação uma forma de entendimento, mas não houve acordo, a PM cumpriu a determinação da Justiça."
 A Polícia Militar arrombou uma porta lateral da Câmara Municipal do Rio de Janeiro na noite deste sábado (28) para retirar os professores que ocupam o local desde quinta-feira. Por volta das 23h, os policiais estavam dentro da Câmara e havia confusão com os manifestantes. Houve uso de spray de pimenta pelos policiais. (Foto: Paulo Araújo/Agência O Dia/Estadão Conteúdo) Houve confronto entre policiais e manifestantes na ação de desocupação da Câmara do Rio (Foto: Paulo Araújo/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
Desocupação
Os policiais chegaram por volta das 21h à Câmara Municipal. A PM foi enviada depois de a casa enviar um ofício à corporação pedindo ajuda para que fosse feita a reintegração de posse. A rua teve de ser bloqueada.
A Câmara agradeceu o apoio da PM, "garantindo o pleno funcionamento do Legislativo Municipal", segundo a nota, e contribuindo para a "preservação dos princípios democráticos". "Durante os três dias de ocupação, todas as tentativas de diálogo com os  manifestantes, promovidas pelos vereadores e agentes da PM, foram esgotadas — quatro horas de conversações na sexta-feira e mais cinco, neste sábado".
A nota diz ainda que a reintegração de posse foi emitida pelo desembargador Fernando Fernandy Fernandes, cujo decisão diz que “... para o fiel acompanhamento dos trabalhos das Comissões e do Legislativo em geral, que se realizam em sessões públicas, os manifestantes têm livre acesso aos locais próprios, nos horários de funcionamento da Casa Legislativa. Não há necessidade, evidentemente, de se ocupar os recintos do prédio público, de uso especial, passando a morar no local, que não está preparado para tanto”.
Em outra nota, enviada na tarde de sábado, durante as quatro vezes em que o local foi invadido, a postura tomada pela casa foi a de buscar um diálogo democrático.

“Tentamos fazer com que os manifestantes, na época, entendessem que o Legislativo não pode parar de funcionar. Hoje, não se trata de ocupação pacífica e é clara a intenção de impedir o funcionamento da casa. A Justiça já havia expedido mandato de reintegração de posse duas vezes, nos casos das ocupações da casa ocorridos anteriormente. Desta forma, a Câmara não necessita recorrer novamente à Justiça, pois possui auto-executoriedade e poder de polícia para assegurar, como determina a Constituição Federal, seu livre funcionamento”, informou, em nota, a Câmara Municipal.
Professores da rede pública de educação votaram por unanimidade pela manutenção da greve. (Foto: Janaína Carvalho/G1)Professores da rede pública de educação votaram
por unanimidade pela manutenção da greve
(Foto: Janaína Carvalho/G1)
Em outro trecho da nota, a Câmara disse que enviou o ofício ao comandante-geral da Polícia Militar para a "desocupação do Palácio Pedro Ernesto por aqueles que utilizam a força para impor sua vontade, em detrimento dos princípios democráticos". "Tais atitudes constituem verdadeiro atentado ao estado democrático de direito, odioso comportamento que a democracia se envergonha de oferecer e que não honra a conduta dos representantes do Magistério, sempre respeitado pela sociedade."
Greve desde 8 de agosto
Os professores da rede municipal entraram em greve no dia 8 de agosto e, após assembleia realizada na sexta-feira (27), na Cinelândia, ao lado da Câmara Municipal, decidiram pela manutenção da paralisação e pela continuidade da ocupação do plenário.
"Entramos em greve no dia 8 de agosto por uma educação pública de qualidade. Temos uma pauta enorme que o governo nem sequer discutiu. A proposta enviada à Câmara prejudica a carreira de todos os profissionais da educação", afirmou Susana Gutierrez, coordenadora regional do sindicato. Professores da rede pública de educação votaram por unanimidade pela manutenção da greve.
"Queremos a retirada desse projeto de plano de cargo do prefeito. Ele formulou a proposta de forma individual, não houve a discussão com o sindicato, apesar de ele ter se comprometido a fazer esse debate com a direção do sindicato antes de encaminhar para a Câmara. De posse desse conteúdo, verificamos que esse plano não aponta para uma valorização da categoria", afirmou a coordenadora do sindicato Ivanete Conceição.
Rio Câmara reintegração de posse polícia (Foto: Leandro Eiró/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)Policiais foram chamados para fazer reintegração de posse (Foto: Leandro Eiró/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário