MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Samu recebe novas ambulâncias, mas faltam profissionais em Goiânia


Funcionários também reclamam das más condições de equipamentos.
Prefeitura promete a convocação de servidores aprovados em concurso.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

O Ministério da Saúde enviou nove ambulâncias novas para reforçar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Goiânia. No entanto, desde que chegaram, na última sexta-feira (27), os veículos estão parados por falta de documentação e profissionais.
De acordo com os servidores do Samu, seria necessária a contratação de mais 30 funcionários para incrementar as equipes. O entrave seria resolvido com a convocação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que foram aprovados em um concurso público em julho de 2011 e até agora não foram chamados.
Em fevereiro deste ano, a equipe de reportagem da TV Anhanguera visitou a central do Samu na capital e confirmou as condições precárias de materiais usados para atender vítimas, ambulâncias sem manutenção e casos de servidores que tiveram que pagar por acessórios de proteção individual.
O problema das ambulâncias está próximo de ser sanado, com os veículos novos, porém, até que eles possam circular, o atendimento segue comprometido. “Muitas pessoas ligam aqui e a gente fala que não tem como ir. Aí nos questionam sobre os novos carros e a gente diz que eles ainda não foram liberados”, contou uma médica, que não quis se identificar. Segundo ela, atualmente o Samu conta com dez equipes para atender toda a Região Metropolitana da capital. “Os plantões estão sobrecarregados”, contou.
Três das cinco motos usadas nos atendimentos estão paradas por falta de socorristas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Três das cinco motos do Samu estão paradas por falta de socorristas  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
A falta de servidores também afeta o atendimento das motolâncias. Das cinco unidades existentes, apenas duas operam em função do número de funcionários. “Quando todas as viaturas estavam funcionando, elas ficavam em pontos estratégicos e isso aumentava o tempo de resposta aos chamados”, explicou o socorrista Rogério Cassiano.
Procurado, o diretor-geral do Samu explicou que as novas ambulâncias aguardam o emplacamento para rodar e que a contratação de novos profissionais depende da Secretaria Municipal de Saúde. “O chamamento do concurso está em andamento. Basta agora a gente acelerar o processo, já que as ambulâncias estão aí, para ampliar o atendimento a população”, afirmou Eduardo Alves Teixeira.

Regularização
O secretário de Saúde de Goiânia, Fernando Machado, informou, por sua vez, que a chegada de novos profissionais não deve demorar. “As pessoas que vão trabalhar são da própria rede municipal e também do concurso que ainda está vigente. Nós aguardávamos a chegada das novas ambulâncias e, logo que as documentações dos veículos estiverem regularizadas, os novos servidores estarão treinados”, disse.
Parte das ambulâncias vieram para substituir outras antigas. "Teremos 13 unidades básicas e cinco de atendimento avançado, que contarão com médicos. Já foi solicitado ao Detran a liberação das documentações, pois os veículos não podem circular irregularmente. Acredito que dentro de 20 dias esteja tudo certo”, reforçou o secretário.
Ambulâncias em circulação apresentam situações precárias (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Ambulâncias em circulação apresentam situações precárias (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário