MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

IPHAN tomba o Teatro Castro Alves e Terreiro de Oxumaré em Salvador


Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), em Brasília.
Ministra da Cultura e presidente do instituto participaram da reunião.

Ingrid Maria Machado Do G1 BA

teatro castro alves (Foto: Divulgação/TCA)Sala principal do TCA já recebeu artistas de grande destaques nacional e internacional (Foto: Divulgação/TCA)
O conselho consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou, na manhã desta quarta-feira (27), o Teatro Castro Alves (TCA) e o terreiro de candomblé Ilê Axé Oxumaré, ambos localizados em Salvador. A reunião aconteceu na sede do IPHAN, em Brasília. Esta foi a última reunião do conselho em 2013.
"De fato hoje foi um dia da Bahia aqui no Conselho do Iphan. O Teatro Castro Alves foi tombado por sua importância arquitetonica e cultural. Ele passou por um período de intensa atividade de grandes artistas e hoje em dia passa por uma renovação importante, que vai dar mais vitalidade ao local. Já a Casa de Oxumaré coroa uma proteção ao candomblé, sendo uma das casas mais tradicionais da Bahia. Hoje no Conselho tivemos a presença de diversas lideranças religiosas. Esse reconhecimento e essa celebração faz jus a algo muito importante da cultura brasileira", falou ao G1 a presidente do Iphan, Jurema Machado.
Para o diretor do Teatro Castro Alves, Moacyr Gramacho, esse tombamento é da máxima importância. "O TCA é um patrimônio de grande importância para os baianos. Essa atitude é louvável porque é um equipamento que foi construído na década de 50, mas é um equipamento que dialoga com o contemporâneo. Além disso, é um teatro vivo, atuante como um dos complexos mais ativos do país, recebendo espetáculos arrojados em todas as artes", disse.
O diretor do TCA disse que as obras para reforma do complexo cultural começam no início de dezembro, e que o projeto de mudança foi feito dentro das conformidades. A primeira reforma compreende a área da Concha Acústica, que vai durar a aproximadamente dois anos. Logo após, o Palco Principal será reformado e por fim, começará a construção da Sala Sinfônica.
História
Inaugurado em 1958, o TCA é o teatro mais frequentado da Bahia e um dos mais importantes do Brasil. O local é palco de grandes eventos culturais do estado, além de atividades artísticas de resistência à ditadura militar. O projeto arquitetônico do teatro é do arquiteto José Bina Fonyat Filho. A estrutura possui elementos que garantem destaque na arquitetura brasileira do século XX.
Cinco dias após sua inauguração o teatro foi atingido por um incêndio, que destruiu susa dependências. Anos depois, a unidade foi reinaugurada para o público após grande reforma. Durante o incêndio, não houve vítimas.
Já o terreiro Ilê Axé Oxumaré, localizado na Avenida Vasco da Gama, na Federação, é um dos mais antigos templos do candomblé do país. A solicitação do tombamento foi realizada em 18 de setembro de 2002 pelo sacerdote Babalorixá Agoensi Danjemin, supremo dirigente do Ylê Oxumarê e pelo presidente da Sociedade Cultural Religiosa São Salvador – Ilê Oxumarê, Silvanilton Encarnação da Mata.
Em 2013, o conselho do IPHAN aprovou o tombamento imaterial da festa do Senhor do Bonfim, em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário