As manifestações de quinta-feira (28) que fecharam o Centro a Praça Sete e congestionaram a Afonso Pena, com reflexos em toda a região central de Belo Horizonte, irritaram o prefeito Marcio Lacerda (PSB). O chefe do Executivo de Belo Horizonte chamou o ato de “terrorismo”. A declaração foi feita pela manhã, no Encontro Estadual de prefeitos e Prefeitas de Minas Gerais, que reuniu autoridades como os ministros Fernando Pimentel, do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior, e Ideli Salvatti, das Relações Institucionais).
“Eu não admito que um grupo de cem pessoas feche a praça Sete e a Afonso Pena. Isso é um atentado à democracia. É uma forma de terrorismo”, reclamou Marcio Lacerda. As manifestações tiveram motivos diferentes. Metalúrgicos, trabalhadores do setor de construção civil, servidores estaduais e moradores de ocupações protestaram em pontos diferentes. 
 
Em uma delas, participaram famílias das ocupações Rosa Leão, Esperança e Vitória. Os organizadores dizem que foram 900 pessoas no protesto. Segundo o prefeito, as manifestações “são bem vindas”, mas sem fechar as faixas de circulação inviabilizando o trânsito. “Deveria valer o que conseguimos no ano passado através da Justiça, que era não ocupar mais de um terço da via”, lembrou.
 
Em nota, os representantes de ocupações dizem que as famílias estão fazendo os atos para mostrar que “não aceitarão serem despejadas”. “Já temos uma Mesa de Negociação com o Governo de Minas. O governador Antonio Anastasia assumiu compromisso de receber uma Comissão das Ocupações Rosa Leão, Esperança, Vitória e William Rosa agora no mês de dezembro de 2013 para dar continuidade à Mesa de Negociação. Necessitamos com urgência que o prefeito Márcio Lacerda e a PBH se abram ao diálogo e à negociação”, diz a nota assinada por Frei Gilvander.
 
A Prefeitura de Belo Horizonte, por sua vez, diz que os manifestantes descumpriram acordo feito em uma reunião com ocupantes da região do Isidoro, em julho. Na ocasião, segundo a PBH, ficou combinado que o movimento impediria que a ocupação se expandisse no local, o que não aconteceu.
 
Juntas, as manifestações de quinta-feira causaram mais de 70 quilômetros de congestionamento.