MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Livro é leiloado por valor recorde de US$ 14 milhões em Nova York


É o livro impresso mais caro já arrematado em leilão na história.
Obra foi impressa no estado de Massachusetts no ano de 1640.

Da AFP

Bay psalm book vendido por 14 milhões de dólares (Foto: Emmanuel Dinand/ AFP)'Bay psalm book' vendido por 14 milhões de dólares (Foto: Emmanuel Dinand/ AFP)
O primeiro livro impresso no que hoje são os Estados Unidos foi arrematado nesta terça-feira (26) por quase 14,2 milhões de dólares (R$ 32,5 milhões) em um leilão da Casa Sotheby's de Nova York.
A tradução dos salmos bíblicos "The Bay Psalm Book" foi impressa por peregrinos em Cambridge, Massachusetts, em 1640, dois anos após a importação da primeira prensa, de Londres.
"The Bay Psalm Book" se torna o livro mais caro a ser arrematado em leilão da história.
Os lances começaram em 6 milhões de dólares e atingiram em poucos minutos o preço final de 14,165 milhões de dólares, informou um porta-voz da Sotheby's.
O comprador é o magnata e filântropo americano David Rubenstein, fundador do grupo de investimentos Carlyle, que realizou os lances por telefone a partir da Austrália.
Rubenstein prevê compartilhar o livro com o público americano emprestando-o a várias bibliotecas do país, informou o leiloeiro David Redden.
A casa de leilões havia estimado o valor do livro em entre 15 e 30 milhões de dólares.
No total, foram impressas 1.700 cópias da edição de 1640 do "Bay Psalm Book", mas apenas 11 exemplares resistiram até os dias de hoje.
O recorde precedente para um livro arrematado em leilão pertencia à primeira edição de "Oiseaux d'Amérique", do naturalista americano de origem francesa Jean-Jacques Audubon, vendido pela Sotheby's de Londres por 11,5 milhões de dólares em dezembro de 2010.
O livro mais caro já comprado é o Codex Leicester, uma recopilação de textos de Leonardo da Vinci que data de entre 1508 e 1510, adquirido diretamente (e não em leilão) pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, em 1994, por 30,8 milhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário