MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

População reclama da falta de insulina nos postos de saúde de Palmas


Medicamento é usado para tratar pessoas com diabetes.
Prazo para repor estoque é de até 90 dias.

Do G1 TO

Os postos de saúde de Palmas estão sem estoque de insulina. A reclamação foi feita pela população da capital, que constatou a falta do medicamento em todas as unidades municipais de saúde. A insulina é essencial para quem trata da diabetes, uma doença crônica que aumenta o nível de açúcar no sangue e pode provocar sérias complicações em quem não faz o tratamento adequado.
O marido de Silvia Leila tem diabetes. Há quatro anos, todos os meses a dona de casa busca o medicamento no posto de saúde da quadra 1206 Sul. Mas neste mês de novembro, ela recebeu a informação de que a insulina havia acabado. "Além de não ter não há previsão [de quando irá chegar]", diz revoltada.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o medicamento pode demorar até 90 dias para voltar aos estoques. "Meu marido não pode esperar", diz a dona de casa. Para garantir o fornecimento da insulina, Silvia Leila foi até a Defensoria Pública do estado. Mas a resposta que recebeu também não agradou. "Eles vão fazer o pedido para a secretaria da saúde e eles ainda têm 10 dias", afirma.
Para quem precisa da insulina 10 dias pode ser tempo demais. Se não tratada a diabetes pode deixar sequelas para o resto da vida e o portador da doença pode até morrer. Por isso, a dona de casa diz que terá que comprar o remédio para o marido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário