MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Popularização do celular causa o abandono de orelhões em Teresina


Utilização do telefone público caiu mais de 90% nos últimos anos.
Mais de 700 orelhões já foram destruídos por vândalos no Piauí em 2013.

Do G1 PI

O uso dos orelhões públicos despencou no país após a popularização dos aparelhos celulares. Espalhados por toda Teresina, o telefone público é subutilizado e ignorado pela maioria das pessoas.
“Prefiro utilizar o celular que é mais prático e rápido. Até mesmo porque não tenho muito tempo para procurar um orelhão que esteja funcionando”, disse o agente de portaria Nilton Araújo.
Para usar o orelhão, instalado em muitas praças da cidade, o usuário precisa ter apenas um cartão telefônico caso não queira ligar à cobrar. Segundo dados da empresa que administra os telefones públicos, as vendas deste tipo de crédito telefônico caíram 40% entre 2007 a 2012, o que representa uma redução de 92% do uso no estado.
“Aqui nem temos mais cartão telefônico para vender. Às vezes falta no mercado e temos que comprar em outros estados. Atualmente, o preço do cartão de 20 unidades é de R$ 2,75 e o de 40 custa R$5.50”, informa o jornaleiro Roberval da Rocha.
Por conta da pouca procura pelo serviço, a empresa responsável pelo aparelho se queixa dos prejuízos com o orelhão e acrescenta que a ação de vândalos é um dos fatores determinantes para o desuso. Segundo dados da empresa, de janeiro a junho deste ano, mais de 700 dos 14 mil orelhões instalados no Piauí sofreram ação de vândalos.
Mesmo com a preferência ao aparelho de celular, ainda há quem use o telefone público. “Sempre uso o orelhão quando quero fazer uma ligação através do 0800, porque o celular não funciona. Também é mais rápido quando precisamos ligar para a emergência, já que não corre o risco de estar fora de área ou serviço”, explica o vendedor Marcos Antônio Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário