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sábado, 30 de novembro de 2013

Produção mundial da Kombi termina com campanha para "deslançar" veículo criado na década de 1940


A última Kombi do mundo sairá da linha de montagem em São Bernardo do Campo, em São Paulo

Produção mundial da Kombi termina com campanha para "deslançar" veículo criado na década de 1940  dvg/dvg
Última Kombi do mundo será produzida em São Bernardo do Campo, em dezembro Foto: dvg / dvg
O fim da produção da Kombi, que se despede de seus fãs em dezembro, ganhou uma homenagem especial da Volkswagen. A montadora preparou uma campanha em formato de testamento para agradecer o carinho de quem fez parte de sua história e das pessoas que escolheram o modelo como parte de suas vidas. A última Kombi do mundo sairá da linha de montagem da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, no final de dezembro.
Para marcar o adeus a um dos veículos mais marcantes da indústria automobilística, a Volks preparou uma campanha em várias etapas. A primeira foi lançada em setembro, falando em "deslançamento" da Kombi. No hotsite www.vw.com.br/kombi, usuários e fãs da "perua" contaram histórias vividas com o modelo. A partir dos relatos feitos no site, que já somam centenas de histórias, foram selecionadas algumas pessoas que serão homenageadas pela Kombi, citadas no "anúncio-testamento".
 
Foto: Divulgação / Volkswagen

– A Kombi fez diferença na vida de muita gente e vai deixar saudade. Por este motivo, não poderíamos deixar de fazer uma campanha inédita de "deslançamento" para homenagear esse ícone da indústria automobilística mundial. A ideia da ação é aproximar, em tom emocional, as pessoas que viveram e conviveram com o modelo. Por meio do hotsite, por exemplo, buscamos reunir boas experiências que os fãs têm com a Kombi – detalha Carlos Leite, gerente de produto e marketing de comerciais leves da Volkswagen do Brasil.
Entre os homenageados que constam na lista da Kombi estão "Seu" Nenê, que levou a Kombi "para ver a Seleção brasileira jogar mundo afora"; o australiano Jason Rehm, que viaja pelo mundo com a mulher e o filho em um modelo vermelho; Noel Villas Bôas, filho do sertanista Orlando Villas Bôas, que rodou o Brasil em uma Kombi; e Miriam Maia, que nasceu dentro de uma delas.
A Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 1940, que pretendia incluir o confiável conjunto mecânico do Fusca em um veículo leve de carga. A produção do modelo começou na Alemanha em 1950. O destaque era a carroceria monobloco, a suspensão reforçada e o motor traseiro, refrigerado a ar, de 25 cv. Em 1957, foram fabricadas as primeiras unidades no Brasil. Com um índice de nacionalização de 50%, a Kombi tinha motor de 1.200 cm³ de cilindrada. A versão pick-up surgiu em 1967, já com motor de 1.500 cm³ e sistema elétrico de 12 volts. O modelo ganhou sucessivas atualizações, até a versão mais moderna, de 1997, chamada Kombi Carat, com teto mais alto, porta lateral corrediça e sem divisória atrás do banco dianteiro.
ZERO HORA

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