MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de novembro de 2013

Saiba qual é a cadeirinha certa para o seu filho


Entenda as diferenças dos tipos de cadeirinhas infantis e veja como garantir a segurança dos pequenos dentro do carro

Autor: Giovanna Consentini/Foto: Divulgação / UOL.COM
Foto
Desde que a lei brasileira tornou obrigatório o uso de sistemas de retenção infantil (cadeirinhas) para o transporte de crianças em automóveis, o assunto sempre volta à pauta nacional. Essa semana, por exemplo, a Proteste Associação de Consumidores divulgou o resultado dos testes de impacto cadeirinhas infantis encontradas no mercado nacional. E as notas obtidas não foram as melhores.

Mas não precisa entrar em desespero e declarar guerra às cadeirinhas. Segundo dados são do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde, a Lei da Cadeirinha reduziu em 23% mortes de crianças só em 2012.

Para quem ainda tem alguma dúvida, vale lembrar que não utilizá-la pode gerar uma multa de R$ 191,54, sete pontos na carteira de motorista e retenção do veículo, além de colocar em risco a segurança de uma criança. Por isso, o Carsale preparou algumas dicas sobre o uso correto das cadeirinhas. Confira!

Tipos

Os modelos de cadeirinhas infantis variam de acordo com a idade, peso e altura da criança. Existem três tipos referentes a cada fase de crescimento da criança, são eles:


Bebê-Conforto - Esse tipo de cadeirinha é adaptada para bebês de até um ano. O peso máximo que a maioria das marcas suporta é 10 quilos e ela deve ser posicionada no meio do banco traseiro, de costas para o painel.

Cadeirinha - A partir de 1 ano de idade a criança deve utillizar esse tipo de poltrona. Ela deve continuar em uso até os 4 anos ou por crianças de até 18 kg. Ao contrário do modelo anterior, a cadeirinha deve ser posicionada de frente para o painel, no meio do banco e com o cinto de segurança do veículo acionado.

Assento elevatório (booster) - São modelos para crianças em torno de 4 a 7 anos e meio, com peso entre 22 a 36 kg e altura inferior 1,45 m. Essa poltrona pode ou não ter encosto e a criança usa o cinto de segurança do próprio veículo. Segundo a legislação brasileira, a partir dos sete anos e meio o uso dos assentos passa a ser opcional. Mas as crianças devem continuar viajando no banco traseiro até os 10 anos.

Instalação

Depois de escolhido o modelo certo, é hora da instalação. Por isso, é importante consultar manual antes de instalar o produto. A cadeirinha deve ficar completamente imóvel e o melhor lugar para a instalação da cadeirinha é assento do meio no banco de trás pois ele diminui o risco de um impacto no caso de acidentes.

Além disso, é ideal realizar revisões periódicas para saber se o equipamento não afrouxou ou se desconectou do banco do veículo.

Ranking

Dos 11 modelos de cadeirinhas avaliados com padrões internacionais do Global NCAP, nenhum conseguiu obter a nota máxima de cinco estrelas nos testes. Dentre os modelos para crianças até 13 kg avaliados, receberam 4 estrelas os seguintes: Bebe Confort StreetFix, Chicco Keyfit e Maxi Cosi Citi SPS. Entre as cadeirinhas para crianças de 9 a 36 kg avaliadas nos testes, o modeloInfanti Star foi o mais bem sucedido. Já o pior desempenho entre as cadeirinhas foi o da marcaCosco, modelo Commuter XP, que ganhou apenas uma estrela em um ranking com cinco estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário