MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Artesã de Roraima transforma papel em arte e ajuda a preservar natureza


Sandra Maria é um exemplo de superação e empreendedorismo.
Ela desenvolve um trabalho de arte dentro de unidade prisional.

Neidiana Oliveira Do G1 RR

Artesã Sandra Marai desenvolve há 25 anos o trabalho com papéis (Foto: Neidiana Oliveira/G1)Artesã Sandra Marai desenvolve há 25 anos o
trabalho com papéis (Foto: Neidiana Oliveira/G1)
O trabalho com papel iniciou há 25 anos quando a artesã Sandra Maria foi contaminada por um fungo do papel. Ela conta que perdeu um dos lados da visão mas não desanimou e começou um trabalho criativo, que ajuda a sustentar a família e ainda contribui para a preservação do meio ambiente.
"Eu trabalhava reformando livros em uma biblioteca, quando peguei Uveíte e perdi um lado da visão. Mas com a necessidade, eu criei uma nova forma de ganhar dinheiro, pois as contas iam vecendo e eu não tinha condições. Então comecei a confeccionar caixinhas que eram porta-joia", lembrou a artesã.
Ela tranforma o que possivelmente seria jogado no lixo em arte, dessa forma contribui com a natureza. Questionada se usa qualquer tipo de papel para a confecção dos artigos, Sandra Maria ressaltou que há uma seleção para a escolha dos melhores tipos de papeis, os quais não são prejudiciais à saúde e são mais resistentes.
"A maior parte dos papeis que utilizo na produção das peças é do Sebrae, que é parceiro do nosso trabalho", enfatizou a artesã, que ressaltou também que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é um auxiliador no trabalho de preservação ambiental", disse.
Sandra Maria participou de exposições e outros eventos do Sebrae, que segundo ela alavancaram o trabalho com papel. A artesã é um exemplo de superação e empreendedorismo, onde a força de vontade contribui com a vida de outras pessoas.
Trabalho em crescimento
Autodidata e empreendedora, Sandra Maria idealiza os próprios estilos e formas para a montagem das caixarias. Há três anos ela desenvolve um trabalho dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.
Mesmo sem um lado da visão não desanimei"
Artesã Sandra Maria
O trabalho se estendeu e a arte em papel foi levada para dentro do Sistema Prisional de Roraima, onde mais de dez detentos confeccionam cestos, balaios, caminhas para cachorro, porta-canetas e outros artigos, para a comercialização no ponto de venda chamado 'Artes Sandra', localizado na Avenida Venezuela com Mário Homem de Melo.
"Fui visitar umas pessoas na penitenciária e alguns detentos produziam apenas um modelo. Então tive a ideia de trabalhar com eles. Nosso trabalho em parceria cresceu bastante. Eles confeccionam as peças brutas e eu finalizo com o acabamento de pintura e outras coisas utilizando instrumentos que não podem entrar na unidade prisional. É uma renda para essas famílias e quando eles saírem de lá é como um porto seguro", relatou.
As peças são produzidas pela artesã e por detentos da penitenciária  (Foto: Neidiana Oliveira/G1)Peças são produzidas pela artesã e por detentos
da penitenciária (Foto: Neidiana Oliveira/G1)
História de quem mudou de vida
Com o tempo ocioso dentro da penitenciária, o detento Francisco viu na arte uma saída para melhorar a autoestima e garatir uma renda em um local, onde não se tem nenhum ganho. "Eu achava muito bonito trabalhar com este tipo de arte, então quando tive a oportunidade abracei e hoje isso faz diferença na minha vida", frisou.
O detento foi transferido para a Cadeia Pública de Boa Vista, onde cumpre pena em regime semiaberto. "Durante o dia trabalho com a produção das peças junto com a dona Sandra e à noite retorno à unidade prisional", explicou Francisco, lembrando que antes de ser artesão, o tempo no presídio parecia ser mais longo. "Não tínhamos o que fazer, ficávamos ociosos, mas depois passamos ocupar nossa mente e foi muito bom para melhorar a minha vida.
Artes em papel são idealizadas pela própria artesã  (Foto: Neidiana Oliveira/G1)Artes em papel são idealizadas pela própria artesã (Foto: Neidiana Oliveira/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário