MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Empresário constrói casa em formato de barril no interior do Acre


Projeto foi elaborado pelo próprio dono do imóvel, em Cruzeiro do Sul.
'Queria fazer algo diferente para a cidade', diz.

Genival Moura Do G1 AC
Casa em Cruzeiro do Sul tem formato de barril (Foto: Genival Moura/G1)Formato diferente chama atenção em Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)
Uma casa suspensa a quatro metros do chão por pilares e em formato de barrica (barril, recipiente para armazenar bebidas) tem chamado a atenção de quem visita o município de Cruzeiro do Sul (AC). O imóvel localizado na principal avenida da cidade pertence ao empresário do ramo da construção civil, Santos Medeiros Fernandes, de 62 anos. Ele conta que elaborou o projeto arquitetônico pensando na segurança da família.
“Nós fomos vítimas de três assaltos e eu não queria continuar na mesma casa. Um dia enquanto conversava com amigos e tomava cerveja comecei a brincar com as latinhas vazias e veio a ideia. Eu queria fazer algo diferente para a cidade e que trouxesse mais segurança para a minha família. Coloquei no papel, fiz alguns ajustes com a ajuda da minha filha e construímos. Gastamos um valor bem acima do orçamento inicial, mas saiu do jeito que a gente imaginou”, relata.
  •  
Casa tem formato de barril, em Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)Santos Medeiros elaborou todo o projeto da casa (Foto: Genival Moura/G1)
Construída há 8 anos, a casa conta com 270 metros quadrados e tem cinco cômodos, cada um deles sustentado por um pilar. Segundo o empresário, a ideia inicial era instalar uma escada que pudesse ser recolhida, mas sua esposa foi contrária à ideia. Uma escada fixa foi construída, porém, o acesso é por um único lugar e quem se aproxima da residência é flagrado por uma das oito câmeras de segurança apontadas para baixo.
Aos 19 anos de idade, Santos Medeiros, natural de Santa Catarina, realizou o sonho de morar na Amazônia e casou com uma acreana. Durante décadas trabalhou como mestre de obras e virou empresário do setor. Ele ressalta que para amenizar o calor da região construiu a casa arejada, com muitas janelas e portas que uma casa tradicional não poderia ter.
Casa tem formato de barril, em Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)Casa é suspensa por pilares
(Foto: Genival Moura/G1)
“A gente pensou muito na parte ecológica, apenas na sala temos seis portas que permitem a entrada do vento e da luz, temos uma placa solar que gera energia para os chuveiros e uma lavanderia que permite a secagem da roupa com o calor do sol. Toda água da chuva é canalizada e desce por dentro dos pilares. As formigas também não tem acesso à casa devido à água que colocamos em pequenos canais ao redor dos pilares”, lembra o empresário.
A casa virou atração para os visitantes. Quem chega à cidade quer levar uma fotografia da obra curiosa. “Se eu pegasse de cada pessoa que vem fotografar uma moeda de um real, já tinha arrecadado o dinheiro investido na obra”, brinca o empresário.
Casa tem formato de barril, em Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)Proprietário diz que casa é ecologicamente correta (Foto: Genival Moura/G1)
Com tanta habilidade e experiência no ramo, Santos Medeiros decidiu estudar arquitetura em Rio Branco capital do estado. “Decidi fazer o curso porque já estou quase aposentando e é mais uma atividade. Mas tenho muita experiência na área, inclusive já fiz o projeto de muitas outras casas principalmente de pessoas da família”, conclui.
Casa tem formato de barril, em Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)Frente da casa em Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário