MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de dezembro de 2013

Famílias despejadas de terra ocupam sede do Incra em Rio Branco


Terra em que moravam, no Km 95 da BR-364, em Acrelândia sofre disputa.
Fazendeiros reivindicam posses por terem benfeitorias em área da União.

Rayssa Natani Do G1 AC

 
Famílias ocupam sede do Incra (Foto: Rayssa Natani/ G1)Famílias improvisam local para dormir na sede do Incra (Foto: Rayssa Natani/ G1)
Despejadas das terras em que moravam, no Km 95 da BR-364 em Acrelândia, 10 famílias montaram acampamento na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rio Branco. Há pelo menos 10 dez dias, adultos e crianças dormem em colchões no chão do local.

"O motivo de estarmos aqui é reivindicar a terra, que é da União, onde moravam mais de 144 famílias há um ano e meio. Essas  pessoas não têm onde morar", diz a produtora agrícola Denise Ferreira que foi despejada com o marido, a enteada e a sobrinha.
Segundo o coordenador estadual do Terra Legal, Antônio Braña, o Incra manifestou interesse nas terras que hoje sofrem disputa para que fosse realizada a regularização fundiária. Porém, na área há benfeitorias de fazendeiros que também reivindicam o lugar. 
Paralelo a isso, os fazendeiros entraram com uma ação posseira compulsória contra essas famílias.

"Pelos laudos agronômicos e pelo Terra Legal, os fazendeiros teriam direito de suas áreas. Mas nós, em conjunto com o Incra, a delegacia e o Ministério Público buscamos uma ação conciliatória para ver se havia alguma possibilidade dos proprietários das fazendas aceitarem o pagamento das benfeitorias", explica.
Braña ressalta que o Incra tem feito o que pode administrativamente para resolver a situação.
  •  
Crianças dormem no chão do Incra (Foto: Rayssa Natani/ G1)Crianças dormem no chão do Incra (Foto: Rayssa Natani/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário