MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de dezembro de 2013

Na última sexta-feira do ano fiéis vestem branco e vão ao Bonfim


por
Naira Sodré
Publicada em  TRIBUNA DA BAHIA
Foto: Romildo de Jesus
Milhares de fiéis subiram a Colina Sagrada, mantendo a tradição
Milhares de fiéis subiram a Colina Sagrada, mantendo a tradição
Na última sexta-feira do ano, milhares de devotos do Senhor do Bonfim lotaram a igreja na Colina Sagrada. Os primeiros fiéis começaram a chegar ao local ainda na madrugada, quando foi realizada a primeira missa do dia, às 4h30. Ao longo da manhã, os fiéis se multiplicaram e tomaram conta de todos os espaços em torno do largo em frente à catedral, onde foi realizada as missas em um mini palco. As celebrações aconteceram até o fim do dia. Como na Bahia tudo é junto e misturado, o baiano agradece e renova a fé em Senhor do Bonfim  e também a Oxalá. “É o encontro das devoções”, sintetiza o aposentado Jaime Costa.
Para a maioria dos devotos, além de renovar os pedidos para 2014, o momento era de agradecer. Depois de acompanhar parte da celebração católica, a enfermeira, Célia Santos, decidiu manter a tradição e “tomar um Axé” com uma das filhas de santo que estavam no Largo do Bonfim. “Tenho muito que pedir. Não estou aqui para agradecer a saúde que Senhor do Bonfim me deu esse ano. Não sou do candomblé, mas, para mim, é tradição tomar esse banho de folha aqui”, explicou. 
Esta última sexta-feira de 2013, como em todas as sextas-feiras, é dia de vestir branco e subir a Colina Sagrada e agradecer as últimas graças alcançadas durante o ano.  Ao longo do dia de ontem, dez missas foram realizadas no largo da Igreja do Senhor do Bonfim. A igreja ficou aberta, mas as celebrações aconteceram do lado de fora, em razão do grande número de pessoas presentes no local.
Agradecer
“Estou aqui na última sexta-feira do ano para agradecer, pedir proteção, saúde e paz para todos e para o mundo. Saúde a todas as pessoas doentes, empregos para as pessoas desempregadas. Agradeço  sempre”, destacou o professor Fernando Dias. Segundo o padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Senhor do Bonfim, cerca de 15 mil pessoas devem passar durante todo o dia de ontem  pela Colina Sagrada.
Segundo o padre Edson, “muitos participam da missa e outros visitam a igreja, rezar diante da imagem do Senhor do Bonfim, após os horários das missas. Por esse motivo, a igreja ficará aberta até as 20h. É um costume sagrado, nobre, do povo baiano, subir a Colina Sagrada para dizer ao Senhor do Bonfim ‘muito obrigado”, afirmou.
Segundo o padre Edson, as missas campais se tornaram uma necessidade, já que a “Basílica se torna pequena no dia de hoje. A nossa sensibilidade pastoral fez com que tomássemos essa decisão, que foi bastante aceita e valorizada por todos”, afirmou.  Segundo ele, mais que realizar pedidos, os fiéis têm agradecido as conquistas de 2013.
“As pessoas pedem saúde e paz e outras necessidades próprias e pessoais. Elas vêm agradecer pelo dom da vida, pelas conquistas, pelas vitórias alcançadas e também pelos desafios. Mas o que é mais importante é esse sentimento de gratidão”, comentou o padre Edson Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário