MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de janeiro de 2014

'A tarifa poderia ser menor', diz prefeito sobre valor de pedágio em MT


Moradores de Campo Verde deverão gastar R$ 39,30 para ir a Cuiabá.
Concessão da MT-251 prevê quatro praças de pedágio ao longo da rodovia.

Carolina Holland Do G1 MT

Rodovia Emanuel Pinheiro - MT251 (Foto: Reprodução TVCA)Rodovia MT-251 compõe trecho onde será cobrado
pedágio. (Foto: Reprodução TVCA)
O prefeito de Campo Verde Fábio Schroeter criticou a quantidade de praças de pedágio e os valores que deverão ser cobrados dos motoristas que trafegam na estrada que liga Cuiabá ao município, cuja distância é de 139 km. Conforme os valores apresentados pelo governo de Mato Grosso, o gasto para ir e voltar da capital durante a semana será de R$ 39,30 e deverá subir para R$ 49,30 nos finais de semana.
O estado pretende fazer a concessão à iniciativa privada, por 35 anos, da MT-251 no trecho que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (57,5 km), e no que vai de Chapada dos Guimarães a Campo Verde (58 km), além de outros 5 km na MT-140. E a intenção é instalar quatro praças de pedágio na MT-251, que ficariam nos km 6, 26, 51 e 59.
"Considero o valor elevado e entendo que a tarifa poderia ser menor, favorecendo os moradores tanto de Campo Verde como de Chapada dos Guimarães, que utilizam as duas rodovias com frequência", disse Schroeter, em entrevista concedida por e-mail ao G1
Nos dias de semana, os três primeiros pedágios deverão  custar R$ 4,10 e, o último, R$ 7,35. Porém, nos finais de semana, a tarifa nos km 26 e 51, que ficarão na entrada e saída do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, passará para R$ 6,60.
O prefeito avalia que metade do número de praças de pedágio proposto pelo estado seria o bastante. "Entendemos que quatro é um número grande, sim. Na minha opinião, duas, uma entre Campo Verde e Chapada e outra entre Chapada e Cuiabá seriam suficientes", avaliou o gestor.
No último dia 15, Schroeter enviou documento à Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana do estado no qual informa que líderes de alguns segmentos do município, durante reunião realizada na mesma data, se mostraram contrários à concessão. "Entendo que a opinião dos moradores e das lideranças empresariais de Campo Verde é válida e apoiamos. O que me preocupa bastante é a questão dos valores. O que será gasto com pedágio se aproxima do custo do combustível", analisou.
O estado realizou três audiências públicas sobre o assunto nos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Campo Verde. Nos eventos, foi apresentado o estudo de viabilidade elaborado por uma empresa especializada, a pedido do governo de Mato Grosso. O levantamento tem duas alternativas para a concessão: uma que contempla a duplicação de parte da estrada e outro que prevê a aplicação de faixa adicional. Nas duas, estão previstas as instalações de praças de pedágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário