Moradores de Campo Verde deverão gastar R$ 39,30 para ir a Cuiabá.
Concessão da MT-251 prevê quatro praças de pedágio ao longo da rodovia.
Rodovia MT-251 compõe trecho onde será cobrado
pedágio. (Foto: Reprodução TVCA)
O prefeito de Campo Verde Fábio Schroeter criticou a quantidade de
praças de pedágio e os valores que deverão ser cobrados dos motoristas
que trafegam na estrada que liga Cuiabá ao município, cuja distância é
de 139 km. Conforme os valores apresentados pelo governo de Mato Grosso,
o gasto para ir e voltar da capital durante a semana será de R$ 39,30 e
deverá subir para R$ 49,30 nos finais de semana.pedágio. (Foto: Reprodução TVCA)
O estado pretende fazer a concessão à iniciativa privada, por 35 anos, da MT-251 no trecho que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães (57,5 km), e no que vai de Chapada dos Guimarães a Campo Verde (58 km), além de outros 5 km na MT-140. E a intenção é instalar quatro praças de pedágio na MT-251, que ficariam nos km 6, 26, 51 e 59.
"Considero o valor elevado e entendo que a tarifa poderia ser menor, favorecendo os moradores tanto de Campo Verde como de Chapada dos Guimarães, que utilizam as duas rodovias com frequência", disse Schroeter, em entrevista concedida por e-mail ao G1
Nos dias de semana, os três primeiros pedágios deverão custar R$ 4,10 e, o último, R$ 7,35. Porém, nos finais de semana, a tarifa nos km 26 e 51, que ficarão na entrada e saída do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, passará para R$ 6,60.
O prefeito avalia que metade do número de praças de pedágio proposto pelo estado seria o bastante. "Entendemos que quatro é um número grande, sim. Na minha opinião, duas, uma entre Campo Verde e Chapada e outra entre Chapada e Cuiabá seriam suficientes", avaliou o gestor.
No último dia 15, Schroeter enviou documento à Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana do estado no qual informa que líderes de alguns segmentos do município, durante reunião realizada na mesma data, se mostraram contrários à concessão. "Entendo que a opinião dos moradores e das lideranças empresariais de Campo Verde é válida e apoiamos. O que me preocupa bastante é a questão dos valores. O que será gasto com pedágio se aproxima do custo do combustível", analisou.
O estado realizou três audiências públicas sobre o assunto nos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Campo Verde. Nos eventos, foi apresentado o estudo de viabilidade elaborado por uma empresa especializada, a pedido do governo de Mato Grosso. O levantamento tem duas alternativas para a concessão: uma que contempla a duplicação de parte da estrada e outro que prevê a aplicação de faixa adicional. Nas duas, estão previstas as instalações de praças de pedágio.
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