MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Aérea japonesa se desculpa por anúncio com 'racismo contra brancos'


Filme mostra japonês fantasiado com peruca loira e nariz falso.
Empresa disse que recebeu reclamações por representação estereotipada.

Da AFP

Trecho do comercial em que japonês aparece 'fantasiado' de branco (Foto: Reprodução/Twitter/ANAGlobalICH)Trecho do comercial em que japonês aparece 'fantasiado' de branco (Foto: Reprodução/Twitter/ANAGlobalICH)
Na imagem menor, o mesmo ator sem o 'disfarce de ocidental' (Foto: Reprodução/Twitter/ANAGlobalICH)Na imagem menor, o mesmo ator
sem o 'disfarce de ocidental'
(Foto: Reprodução/Twitter/ANAGlobalICH)
A companhia aérea All Nippon Airways (ANA) disse nesta segunda-feira (20) que modificará um de seus comerciais de TV e pediu desculpas a consumidores que reclamaram que ele usava estereótipos racistas (assista aqui ao vídeo). A empresa disse que não pretendia ofender ninguém.
A nova propaganda foi ao ar pela primeira vez no último sábado. Seu objetivo era promover o aumento de voos internacionais da empresa no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, a partir de março. No filme de 30 segundos, dois homens japoneses com uniforme da ANA discutem em inglês como poderiam potencializar a imagem da companhia como transportadora internacional.
Então, um deles diz: “Vamos mudar a imagem do povo japonês”. E ou outro responde “claro”, e aparece com uma peruca loira e um nariz falso. No Japão, os ocidentais brancos são tidos muitas vezes como pessoas com narizes grandes, olhos azuis e cabelos loiros – características que até são consideradas desejáveis no país.

Usuários de redes sociais criticaram o comercial.  “Se você é estrangeiro e planeja vir ao Japão, não escolha uma empresa abertamente racista como a ANA”, reclamava um usuário do Twitter.
O porta-voz da aérea Ryosei Nomura disse que o intuito da propaganda era destacar a importância de expansão dos serviços da empresa em Haneda, além de chamar os japoneses a viajarem pelo mundo.
“Mas recebemos opiniões diferentes da mensagem que queríamos levar. Vamos modificar parte do comercial e vamos lançar a nova versão em breve”, informou. O filme foi exibido entre sábado e segunda-feira, mas agora está fora do ar.
Anteriormente, uma outra porta-voz da ANA disse que consumidores, em sua maioria estrangeiros, ligaram para a empresa para reclamar do filme. “Pedimos desculpas a cada um dos clientes por termos causado sentimentos desconfortáveis e também agradecemos por terem trazido o assunto à tona”, disse essa representante à agência AFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário