Filme mostra japonês fantasiado com peruca loira e nariz falso.
Empresa disse que recebeu reclamações por representação estereotipada.
Trecho do comercial em que japonês aparece 'fantasiado' de branco (Foto: Reprodução/Twitter/ANAGlobalICH)
Na imagem menor, o mesmo ator
sem o 'disfarce de ocidental'
(Foto: Reprodução/Twitter/ANAGlobalICH)
A companhia aérea All Nippon Airways (ANA) disse nesta segunda-feira
(20) que modificará um de seus comerciais de TV e pediu desculpas a
consumidores que reclamaram que ele usava estereótipos racistas (assista aqui ao vídeo). A empresa disse que não pretendia ofender ninguém.sem o 'disfarce de ocidental'
(Foto: Reprodução/Twitter/ANAGlobalICH)
A nova propaganda foi ao ar pela primeira vez no último sábado. Seu objetivo era promover o aumento de voos internacionais da empresa no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, a partir de março. No filme de 30 segundos, dois homens japoneses com uniforme da ANA discutem em inglês como poderiam potencializar a imagem da companhia como transportadora internacional.
Então, um deles diz: “Vamos mudar a imagem do povo japonês”. E ou outro responde “claro”, e aparece com uma peruca loira e um nariz falso. No Japão, os ocidentais brancos são tidos muitas vezes como pessoas com narizes grandes, olhos azuis e cabelos loiros – características que até são consideradas desejáveis no país.
O porta-voz da aérea Ryosei Nomura disse que o intuito da propaganda era destacar a importância de expansão dos serviços da empresa em Haneda, além de chamar os japoneses a viajarem pelo mundo.
“Mas recebemos opiniões diferentes da mensagem que queríamos levar. Vamos modificar parte do comercial e vamos lançar a nova versão em breve”, informou. O filme foi exibido entre sábado e segunda-feira, mas agora está fora do ar.
Anteriormente, uma outra porta-voz da ANA disse que consumidores, em sua maioria estrangeiros, ligaram para a empresa para reclamar do filme. “Pedimos desculpas a cada um dos clientes por termos causado sentimentos desconfortáveis e também agradecemos por terem trazido o assunto à tona”, disse essa representante à agência AFP.
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