MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Aeronave que fez rasantes em praia de João Pessoa é de advogado do TO


Avião estava emprestado para um outro advogado, também do Tocantins.
A Força Aérea Brasileira, a PF e o MP da Paraíba investigam o caso.

Monique Almeida Do G1 TO

Avião fez voos rasantes em João Pessoa e assustou banhistas neste domingo (12) (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)Avião fez voos rasantes em João Pessoa e
assustou banhistas neste domingo (12)
(Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
A aeronave que foi flagrada realizando voos rasantes na orla de João Pessoa, no último domingo (12), pertence a um advogado do Tocantins. O avião está registrado no nome do advogado Fábio Bezerra de Melo Pereira, mas estava sendo vendido para um terceiro. Durante esse período de negociação, a aeronave foi emprestada para o advogado Juvenal Klayber Coelho, que também mora no estado.
O avião chegou a sobrevoar a praia a cerca de dois metros do mar, o que é pelo menos 298 metros abaixo da altura mínima estipulada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), segundo informações do Aeroclube da Paraíba.
Juvenal afirma que estava na praia de Pipa, em Tibau do Sul (RN), quando o fato aconteceu. "Fiquei muito triste e chateado quando soube o que havia acontecido. Por isso, estamos aqui na cidade [João Pessoa] ajudando as autoridades a esclarecer os fatos", conta. O advogado também esclarece que o proprietário da aeronave não tem responsabilidade sobre o caso.
Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte (Foto: Reprodução/TV Globo)Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Segundo Juvenal, ele chegou em Tibau do Sul na última sexta-feira (10). Depois que o piloto, que não teve o nome divulgado, deixou ele e parentes dele na cidade, o funcionário teria pedido para ficar com a aeronave. "Deixei o avião com o piloto porque ele é meu funcionário há três anos. Nunca imaginei que uma coisa dessas fosse acontecer, estou perplexo", explica.
Investigação
A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu nesta segunda-feira (13) um procedimento para apurar o caso da aeronave que sobrevoou a orla de várias praias em João Pessoa no domingo. De acordo com o Comando da Aeronáutica, a investigação pode levar à cassação da licença do piloto e apreensão da aeronave. O Ministério Público da Paraíba (MP) também investiga o fato e pediu providências à Polícia Militar. Além da FAB, a Polícia Federal já iniciou a investigação sobre o caso.
Segundo presidente do Aeroclube da Paraíba, aeronave chegou a voar a 2 metros da praia (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)Segundo presidente do Aeroclube da Paraíba,
aeronave chegou a voar a 2 metros da praia
(Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Entenda
Os sobrevoos de um monomotor a baixa altitude, realizados nesse domingo (12), colocaram em situação de perigo banhistas de praias, que filmaram a passagem da aeronave em várias praias da grande João Pessoa. A Polícia Federal explicou que as filmagens serão usados no inquérito de investigação do caso. Para isso, as pessoas que tiverem feito imagens desses momentos podem encaminhá-las à Superintendência do órgão.
O diretor do Aeroclube de João Pessoa, Jedaías Nunes, confirmou que a aeronave decolou da pista do local com autorização da Anac. Segundo ele, o proprietário não é da Paraíba e chegou ao estado há alguns dias. Nunes disse, ainda, que o piloto desrespeitou as regras da aviação, voando abaixo do limite previsto em regulamentação, o que em locais com grande aglomeração ou residências é de mil pés – altura equivalente a 305 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário