MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de janeiro de 2014

Animais ganham picolés e banho para aliviar calor em zoológico do RS


Atividades especiais amenizam alta temperatura registrada em Gramado.
Além da alimentação de verão, felinos participam de atividades na água.

Do G1 RS

Programação de férias prevê tratamento diferenciado em zoo de Gramado (Foto: Halder Ramos/Divulgação)Programação de férias prevê tratamento diferenciado em zoo de Gramado (Foto: Halder Ramos/Divulgação)
O mês de janeiro tem sabor especial para os animais do Zoológico de Gramado, Serra do Rio Grande do Sul: é tempo de férias, picolés e natação. Para evitar o stress gerado pelo cativeiro, a equipe técnica realiza atividades ocupacionais. Em dias de temperaturas elevadas, os felídeos, canídeos e primatas ganham picolés de carne, peixe e frutas.
Neste sábado (18), os termômetros chegaram a marcar 29,8ºC no município, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Segundo o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do local, a atividade faz parte da programação de férias do zoo, que vai até 31 de janeiro, e pode ser acompanhada pelos visitantes.
Responsáveis por zoológico colocam iscas em lagos para atrair onças (Foto: Halder Ramos/Divulgação)Em zoológico, iscas colocadas em lago atraem
onças (Foto: Halder Ramos/Divulgação)
O enriquecimento ambiental de verão também ajuda a manter o bem-estar em cativeiro. “Quanto mais tempo o bicho passa saboreando o alimento congelado, mais ele ocupa o tempo. Não é alimentação, mas uma atividade de enriquecimento ambiental. Os animais são alimentados nos horários normais”, explica o veterinário.
Os felinos ainda participam de atividades na água. Iscas são colocadas dentro dos lagos dos recintos, estimulando as onças a mergulhar e nadar para pegar o alimento.
De acordo com Stadler, o zoológico conta com outros mecanismos para combater o calor. “Os dispersores de água dos recintos são acionados com maior frequência quando está mais quente. O sistema possui cisternas que captam água da chuva”, afirma.
Picolés de carnes são usados para aliviar calor intenso no Rio Grande do Sul (Foto: Halder Ramos/Divulgação)Picolés de carnes são usados para aliviar calor intenso no RS (Foto: Halder Ramos/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário