MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Após 365 dias, caranguejos voltam a invadir praia em Bertioga


Segundo Prefeitura, crustáceos amanheceram na beira do mar.
Eles serão levados para mangue nas margens do Rio Guaratuba.

Do G1 Santos

Caranguejos foram nesta quarta-feira (8) pela manhã, na praia de Itaguaré, em Bertioga (Foto: Renata de Brito / Prefeitura de Bertioga)Caranguejos foram encontrados na praia nesta quarta-feira (8) pela manhã  (Foto: Renata de Brito / Prefeitura de Bertioga)
Milhares de caranguejos invadiram a praia de Itaguaré, em Bertioga, no litoral de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (8), exatamente um ano após a primeira invasão. Segundo a Prefeitura, os crustáceos, da espécie uça, foram parar na beira d’água por conta da chuva intensa que atingiu a cidade nos últimos dias e trouxe muita água doce para os manguezais, habitat natural da espécie.
Caranguejos foram encontrados fora de seu habitat natural (Foto: Renata de Brito / Prefeitura de Bertioga)Caranguejos foram encontrados na praia
(Foto: Renata de Brito / Prefeitura de Bertioga)
De acordo com a Diretoria de Operações Ambientais (DOA), que está no local desde o começo da manhã para acompanhar os animais, a 'invasão de caranguejos' é um fenômeno natural. O controle, porém, tem que ser feito porque o calor da areia pode ser prejudicial para os crustáceos.
Ainda segundo a DOA, os caranguejos resgatados com vida serão levados ao manguezal do Rio Guaratuba, que fica a 17 km da praia onde eles foram encontrados. O trabalho de resgate deve levar mais de três dias, dependendo das condições climáticas encontradas pelos profissionais.
Segunda vez
Há exatamente um ano, no dia 8 de janeiro de 2013, mais de um milhão de caranguejos invadiram a mesma praia. Os animais amanheceram na beira do mar e despertaram a curiosidade de moradores e turistas que passavam pela região. De acordo com alguns moradores. Na ocasião, os animais foram colocados em caixas que tinham a capacidade de receber de 200 a 300 caranguejos.
Centenas de crustáceos apareceram mortos em praia de Bertioga, SP (Foto: Mariane Rossi/G1)Centenas de crustáceos apareceram mortos em praia de Bertioga, SP (Foto: Mariane Rossi/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário