MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Atendimento é paralisado no Hospital das Clínicas de Vitória


Funcionários pedem melhores condições de trabalho e atendimento.
Paralisação gerou tumulto na unidade de saúde.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
 
Com paralisação, pacientes lotam entrada de Hospital das Clínicas em Vitória.  (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Pacientes lotam entrada de Hospital das Clínicas
após paralisação. (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Os funcionários do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), conhecido como Hospital das Clínicas, em Vitória, suspenderam o atendimento à população, na manhã desta quinta-feira (9).
A paralisação gerou tumulto no hospital. Os pacientes reclamaram que não foram avisados sobre a interrupção no atendimento. A direção do Hucam informou que não recebeu nenhuma pauta de reivindicações do sindicato e também ficou surpresa com a paralisação do grupo.
Mesmo com o atendimento suspenso, crianças e idosos esperavam na porta por atendimento. A cozinheira Erika Dias levou o filho para uma consulta, mas o filho ficou esperando deitado no banco do corredor. De acordo com Erika, ele corre o risco de ficar cego. "Meu filho fez uma cirurgia, porque perfurou um olho com faca. Não consegui acompanhamento em lugar nenhum. Eles ficaram sem dar satisfação nenhuma, mandaram eu voltar lá para pegar um laudo e agora fico aqui esperando", disse a mulher.

Os pacientes que saíram de outras cidades para a consulta reclamaram do descaso em avisar com antecedência sobre a falta de atendimento. "O pior é que a gente vem de longe, viaja muitos quilômetros para chegar aqui. E quando chega, não tem lugar para ficar e perde a viagem. Quem é que resolve o problema? Por que não avisaram com 24 horas de antecedência? A gente se sente menosprezado", questionou o aposentado de São Mateus, João Pereira.
Segundo a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal (Sintufes), Janine Teixeira, a paralisação foi comunicada à população, mas os pacientes não ficaram atentos. Janine ainda afirmou que os funcionários reivindicam melhores condições de atendimento à população."Estamos pedindo uma auditoria aqui, porque esse hospital está aqui trabalhando contra a vida humana. Trabalhamos em um hospital não tem medicação, seringas descartáveis são reaproveitadas. O CTI é invadido por baratas e ratos. Queremos alertar o estado sobre a situação que está esse hospital. Isso aqui é enganar a população, vamos oficializar a nossa denúncia em todos os lugares que precisamos fazer", disse a farmacêutica.
Funcionários relatam problemas em estrutura do Hospital das Clínicas em Vitória.  (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Funcionários relatam problemas em estrutura do Hospital das Clínicas em Vitória. (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Pelo hospital, é possível encontrar paredes mofadas, goteiras e espaços em obras. Mas mesmo com os problemas, os pacientes disseram que precisam do atendimento e não podem ficar sem assistência. "A goteira é o de menos. Esperamos mais de um ano para a consulta e quando chega aqui está parado. Pior é a criança voltar para casa sem ser atendido. A gente não sabe o que fazer aqui. Eu acho um absurdo. O jeito é esperar", afirmou Geovana Cecato levou o filho de Guarapari para uma consulta.
A direção do Hucam manifestou surpresa pelo acontecimento e ressaltou que nenhuma pauta de reivindicação foi recebida. Além disso, disse que estão abertos ao diálogo com as categorias e que reconhecem o direito de manifestação. "A direção do Hospital reconhece ainda que a Instituição passou por um período de dificuldade financeira, mas com a liberação de recursos da ordem de R$ 27 milhões por parte do Ministério da Saúde, no final de 2013, os problemas estão sendo equacionados", disse o hospital em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário