MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Atividades são realizadas em Cuiabá em combate à hanseníase


População poderá fazer exames nesta terça (28), na Clínica da Família.
Além disso serão ministradas palestras por equipes de saúde.

Do G1 MT

A Clínica da Família, localizada no Bairro CPA I, em Cuiabá, vai realizar atendimento aos moradores em combate à hanseníase durante esta terça-feira (28). De acordo com a Prefeitura Municipal, além do “Dia D” de combate, que teve como data o último domingo (26), 86 equipes de saúde básica da Secretaria Municipal de Sáude deverão realizar ao longo da semana visitas e ministrar palestras nas residências da região do grande CPA e do Bairro Centro América.
A unidade médica fica na Avenida Óbidos e atenderá das 7 às 11h, e das 13h às 17h. Segundo dados da prefeitura, atualmente há 354 pacientes em tratamento na capital, sendo que 19 deles têm menos de 15 anos de idade. Entretanto, a suspeita é de que há mais pessoas com a doença, mas que desconhecem ser portadoras. Em 2013, foram detectados 274 novos casos em Cuiabá, sendo que 20 pacientes foram curados. No ano de 2012, foram diagnosticadas 242 pessoas com a doença, e 142 foram curadas. A expectativa para este ano é de detectar cerca de 300 novos casos.
O estado de Mato Grosso é o líder em número de notificações da doença em todo o Brasil. No país, uma média de 1,51 pessoa a cada grupo de 10 mil são portadoras da doença. No caso de Mato Grosso, a taxa é de 7,69 pessoas para cada grupo de 10 mil. Tanto do ponto de vista médico quanto do ponto de vista histórico, estudiosos apontam que a doença se tornou endêmica no estado por fatores como más condições de moradia e de nutrição, baixos níveis de informação quanto à higiene pessoal e até o isolamento sofrido por partes do território mato-grossense.
A doença é transmissível, e as pessoas mais próximas do doente são as que mais correm risco de se contaminar, conforme a Coordenação de Educação em Saúde do Programa Municipal de Combate à Hanseníase. A doença é provocada por um bacilo que pode penetrar no organismo humano, na maioria das vezes pelas vias respiratórias.
Os sintomas da hanseníase são manchas, zonas de baixa sensibilidade e feridas que não saram. O diagnóstico precoce é fundamental para o controle da doença que tem cura. O paciente deve cumprir todo o tratamento prescrito pelo médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário