MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de janeiro de 2014

Brasileira resume viagem de 1 ano no exterior em vídeo com 946 'selfies'








Estudante foi bolsista na Inglaterra e viajou por 9 países.

Ela aparece sempre nas mesma posição nas fotos em lugares diferentes.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

Montagem mostra algumas das 946 fotos  usadas por Jéssica Pessoa em seu vídeo de viagem (Foto: Jéssica Pessoa/Arquivo pessoal)Montagem mostra algumas das 946 fotos usadas por Jéssica Pessoa em seu vídeo de viagem (Foto: Jéssica Pessoa/Arquivo pessoal)
A estudante Jéssica Pessoa, de 22 anos, decidiu registrar sua primeira experiência no exterior de forma criativa: resumiu, em 946 fotos e 2 minutos e 43 segundos, suas andanças por um ano e três meses em nove países diferentes, além do Brasil.

Jéssica, que cursa biomedicina em Natal e foi bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras na Inglaterra entre setembro de 2012 e agosto de 2013, tirou “selfies” (fotografias de si mesma) sempre na mesma posição, em diversos lugares.
Ela foi montando, aos poucos, um vídeo com as imagens dispostas em ordem cronológica, que foi finalizado e postado na internet na semana passada (veja o vídeo no Youtube e no Vimeo).
“Queria fazer um registro divertido da experiência, uma coisa mais prática, e a ‘time-lapse’ consegue fazer a retrospectiva de um ano inteiro em dois ou três minutos”, contou ela ao G1.
A estudante diz que já embarcou no voo para a Inglaterra com a ideia de fazer o vídeo. Seu primeiro registro foi ainda no avião.
Amigos, pais, gato
Jéssica Pessoa em 'selfie' tirada em Paris (Foto: Jéssica Pessoa/Arquivo pessoal)Jéssica Pessoa em 'selfie' tirada em Paris (Foto: Jéssica Pessoa/Arquivo pessoal)
Para garantir que seu rosto ficaria em uma posição centralizada em todas as imagens, ela posicionava os olhos usando como referência uma inscrição na máquina fotográfica. A distância era sempre o quanto seu braço alcançava.
No fundo das imagens, além de pontos turísticos e de outras paisagens de países como Islândia, França, Holanda e Alemanha, aparecem amigos de Jéssica em diferentes poses, seus pais, que foram visitá-la e até um gato.

“Era bem engraçado, porque toda vez parava alguém querendo me ajudar, se oferecendo para tirar uma foto minha. Às vezes eu explicava, mas outras eu deixava a pessoa tirar e depois fazia do jeito que eu queria”, conta.
As legendas estão em inglês, para que os amigos que ela conheceu na Europa possam acompanhar a trajetória. Foi pensando neles também que ela resolveu não encerrar o vídeo após voltar ao Brasil, e incluiu fotos tiradas em Feira de Santana (BA), onde mora sua família, em Salvador e em Natal.
Jéssica diz que o vídeo lhe traz muitas lembranças. “Apesar de as fotos passarem rápido, consigo lembrar de muita coisa quando vejo. Na hora me vem as memórias daquele dia”, diz.
O filme termina com a pergunta “What’s Next?" (o que vem depois?). Jéssica já tem uma resposta: pretende fazer outro vídeo do mesmo estilo neste ano, só que focado em viagens pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário