MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Brasileiros com viagem para fora do país levam dinheiro para 'driblar' IOF


Eles recorrem a papel-moeda para driblar nova taxa sobre cartão de débito.
Medida que eleva imposto de 0,38% para 6,38% passou a valer no sábado.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

Gustavo Alfredo e sua mulher, Marcela Zanetti, em viagem recente aos EUA; ele vai para Miami e Orlando com mais 11 familiares neste fim de ano (Foto: Gustavo Alfredo/Arquivo pessoal)Gustavo Alfredo e sua mulher, Marcela Zanetti; ele vai
para Miami e Orlando com mais 11 familiares e
decidiu levar mais dinheiro vivo
(Foto: Gustavo Alfredo/Arquivo pessoal)
O aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre uma série de formas de pagamento de compras no exterior, que começou a valer no último sábado (28), afetou os planos de turistas brasileiros que estão fora do país ou têm viagem marcada nessas férias.
Anunciada na sexta-feira (27) pelo Ministério da Fazenda, a medida elevou de 0,38% para 6,38% o IOF incidente nos pagamentos em moeda estrangeira com cartão de débito, saques no exterior, compras de cheques de viagem (traveller checks) e carregamento de cartões pré-pagos. Com isso, essas operações passaram a ter a mesma tributação que hoje incide sobre os cartões de crédito internacionais.
Com passagem comprada para os Estados Unidos para esta noite, o advogado Gustavo Alfredo, de 32 anos, correu para o banco nesta segunda-feira (30) para comprar dólares em espécie.
Gustavo, que vai para Miami e Orlando com mais 11 familiares, já havia adquirido a maior parte da moeda estrangeira que pretende usar antes da mudança da alíquota, mas pensava em fazer seus pagamentos principalmente com cartão de débito durante a viagem. "Agora, para não sofrer o impacto do aumento, vou levar mais dinheiro em espécie", afirma.
A ideia é não ter nenhum prejuízo com os passeios e com as compras. "A gente sempre aproveita para fazer compras, já que é mais barato", diz.
Glauber Ribat e sua mulher, Flávia Marreira, em viagem pela Europa (Foto: Glauber Ribat/Arquivo pessoal)Glauber Ribat e Flávia Marreira em viagem pela Europa (Foto: Glauber Ribat/Arquivo pessoal)
Cartão de crédito
A engenheira Gabriela Castro, de 28 anos, foi surpreendida pela mudança. Ela vai passar 40 dias na África do Sul a partir de 16 de janeiro e pensava em recorrer a um cartão pré-pago e a saques no país de destino, como havia feito em viagens anteriores. "Agora vou colocar um pouco de dinheiro no cartão pré-pago só por segurança, mas meu foco vai ser usar papel-moeda e cartão de crédito", diz.
Wagner Junio com sua prima Stephanie Skok na França; ele recarregou seu cartão pré-pago antes de o IOF aumentar (Foto: Wagner Junio/Arquivo pessoal)Wagner Junio com sua prima Stephanie Skok na
França; ele recarregou seu cartão pré-pago antes
de o IOF aumentar
(Foto: Wagner Junio/Arquivo pessoal)
Gabriela afirma que fica insegura com o fato de a taxa de câmbio ser aplicada apenas no dia de fechamento da fatura do cartão de crédito, mas diz que pretende usar o meio de pagamento porque está cadastrada em um programa de milhagem.
"Não gosto disso porque o dólar oscila muito, mas já que vou ter que pagar a mais, que eu consiga milhas, pelo menos", diz. "A situação piorou muito para quem viaja", opina.
O músico e produtor musical Glauber Ribat, de 30 anos, que está no meio de uma viagem pela Europa, também vai passar a usar o cartão de crédito por causa do programa de fidelidade. "Como todos os cartões estão caros, prefiro ter o benefício de acumular algo", diz.
Gabriela Castro, que vai passar 40 dias na África do Sul e pretende usar mais o cartão de crédito (Foto: Gabriela Castro/Arquivo pessoal)Gabriela Castro, que vai para a África do Sul e quer
usar mais o cartão de crédito
(Foto: Gabriela Castro/Arquivo pessoal)
Ele carregou um cartão pré-pago antes de viajar, mas diz que agora não deve mais recarregá-lo à distância, como pretendia. "Com a nova taxa, não vale a pena. Se eu precisar, prefiro trocar alguns reais que eu trouxe em alguma casa de câmbio na Europa", diz.
Quando soube do aumento da taxa, o analista de sistemas Wagner Junio, de 34 anos, decidiu recarregar seu cartão pré-pago na própria sexta-feira à noite, antes que houvesse nova alíquota.
Ele foi para a França no Natal e fica lá até o dia 11 de janeiro. "Havia deixado uma reserva para o caso de precisar. Agora, se eu não utilizar tudo o que recarreguei, vai sobrar saldo no cartão", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário