MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Buracos e atoleiros na estrada dificultam escoamento da soja em MT


Transportadoras têm bastante prejuízo com manutenção e perda de grãos.
Período da chuva agrava a situação, que já não era boa.

Do Globo Rural


Em Tangará da Serra, Mato Grosso, a chuva constante tem provocado buracos e atoleiros nas estradas. Está difícil escoar a safra de soja.
A colheita está no começo e a preocupação do produtor Eleonor Ogliari já é grande. Ele planta 4 mil hectares de soja na região do Chapadão do Rio Verde, em Tangará da Serra, e o transporte da produção vai ser pela MT-358. O trecho de 100 quilômetros de terra e está cheio de lama.
"É uma saída da produção triste, né? A gente vê tanto investimenro em maquinário, tecnologia, novas variedades... Eu acho que o conjunto do agronegócio está rodando, mas temos esse gargalo da logística aqui em Mato Grosso", diz o agricultor.
Na principal área de produção agrícola de Tangará da Serra são produzidos 2 milhões de sacas de soja todos os anos. Mas para escoar toda a colheita, os agricultores enfrentam uma situação que não é de agora. Entra ano e sai ano e o problema das estradas ruins se repete. O prejuizo é visível ao longo da estrada.
A entrega de produtos nas fazendas da região também é uma operação complicada. Uma transportadora teve que dividir uma carga de 37 mil litros de óleo diesel em dois caminhões para não correr o risco de ficar no caminho por causa do peso.
O estado faz a manutenção do trecho, mas com tanta chuva, só a patrola não resolve o problema. A Secretaria de Transportes de Mato Grosso informa que não há previsão para pavimentar esse trecho da rodovia e que os serviços de conservação só serão feitos depois que o período de chuvas passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário