MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Caipirinha está para fazer 100 anos, indica teoria sobre a criação da bebida


A mistura de limão e cachaça seria uma tentativa de combater a gripe espanhola em 1918


Caipirinha está para fazer 100 anos, indica teoria sobre a criação da bebida Charles Guerra/Agencia RBS
O drinque brasileiríssimo está para o verão como o vinho está para o inverno Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
A receita não é segredo. Antes de terminar de ler você já saberá do que estamos falando: cachaça, limão, gelo e açúcar. Isto mesmo, caipirinha, a bebida do verão que, segundo algumas lendas, está para fazer 100 anos.

Não se sabe ao certo se a data de 1918, apontada como o nascimento do drinque, está correta. Porém, uma coisa não se pode negar: a caipirinha tradicional, mesmo se for centenária, também se reinventa a todo momento — a ponto de virar receita de doce.

A história que sustenta o nascimento da caipirinha no início do século 20 diz também que o drinque teria surgido em Piracicaba, em São Paulo. Seria a evolução de um remédio para combater a gripe espanhola. Pode ser, mas Ricardo Luiz de Souza, doutor em história pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem uma opinião diferente.

É ele quem assina um artigo publicado no site do governo federal sobre a caipirinha. Segundo o doutor, a bebida surgiu entre escravos. Eles teriam misturado frutas com a cachaça, e a receita teria sido inicialmente ignorada pela elite branca do século 19.

— A origem do termo caipirinha permanece obscura, uma vez que não há nenhuma ligação histórica com a figura do caipira — explica o historiador.

O escritor Renato Figueiredo, em seu livro De marvada a bendita, lembra que o restaurante cinco vezes eleito o melhor do mundo, localizado na Catalunha, serve a caipirinha como um dos melhores drinques da casa.

Mesmo espalhada por outros países e sem aniversário definido, a bebida tem identidade. A caipirinha está para o verão como o vinho está para o inverno. Já ganhou novas receitas, como um brigadeiro com limão e cachaça.

  • diário catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário