MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Casos de cólera na América Central preocupa órgãos da saúde no TO


Após o fim de ano o viajante precisa ficar atento aos sintomas.
Governo federal teme a introdução da doença no Brasil.

Do G1 TO

Ilhas Cayman, no Caribe (Foto: Renault Philippe / Hemis.Fr/AFP)Ilhas Cayman, no Caribe (Foto: Renault Philippe / Hemis.Fr/AFP)
A Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau) emitiu um comunicado para os possíveis casos de cólera no Brasil. Segundo o órgão, o alerta faz parte das recomendações enviadas pelo Ministério da Saúde depois da ocorrência de registros da doença na América Central e Caribe, e devido ao fluxo de pessoas vindas desses locais.
Após o fim de ano, quando os viajantes retornam ao país, é preciso ficar atento aos sintomas da cólera. De acordo com a Sesau, o principal sintoma para identificação de casos suspeitos é a ocorrência de diarreia aquosa aguda até 10 dias depois de sua chegada no Brasil. As pessoas que convivem com alguém que retornou de viagem dos locais afetados pela doença, que apresentem diarreia aguda, líquida e abundante, com evolução para desidratação grave, devem informar as unidades de saúde das cidades.
Imagem de microscópio mostra o vibrião colérico, bactéria causadora da cólera. (Foto: Tom Kirn, Ron Taylor, Louisa Howard/Dartmouth Electron Microscope Facility/Wikicommons)Imagem de microscópio mostra o vibrião colérico,
bactéria causadora da cólera. (Foto: Tom Kirn,
Ron Taylor, Louisa Howard/Dartmouth Electron
Microscope Facility/Wikicommons)
"Em casos suspeitos, os municípios devem acionar imediatamente a Unidade de Resposta Rápida pelo 0800 642 7300, além de preparar os serviços de assistência e diagnóstico para investigação clínico-laboratorial", informou a Sesau. Também devem ser monitoradas as incidências de casos de diarreia aguda nas unidades de saúde, em pronto atendimento, nas internações hospitalares, bem como nas mortes decorrentes de doença diarreica.
Cuidados
Quem vai viajar para os locais com confirmação de casos de cólera devem procurar o atendimento em unidade de saúde mais próximo caso apresente o sintoma da diarreia aguda. Algumas recomendações ajuda a prevenir a doença: beber água e gelo apenas de procedência conhecida e em caso de dúvida, tratar a água com o hipoclorito ou ferver a água para consumo; não tomar banho em rios, lagos, praias e piscinas com água contaminada; evitar o consumo de alimentos crus, mal cozidos ou mal assados, especialmente frutos do mar; evitar comidas comercializadas por ambulantes; evitar o consumo de alimentos cozidos e deixados em temperatura ambiente por mais de duas horas, a recomendação é em caso de consumo não imediato, o alimento deve ser congelado até duas horas depois de sua preparação.
Além disso, segundo a Sesau, os viajantes devem reaquecer bem os alimentos que tenham sido congelados ou refrigerados antes de consumir; escolher alimentos de fontes seguras dentro do prazo de validade; lavar as mãos com frequência e ao retornar ao Brasil, ficar atentos durante pelo menos 15 dias, sobre a apresentação de qualquer sintoma que devem ser informados a um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário