MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Cidade do interior do Paraná realiza primeira Feira da Uva Rústica


Evento começa na terça (21) e envolve mais de 30 produtores de Palmeira.
Quilo da uva a R$ 3 e produtos derivados estarão à venda nas barracas.

Do G1 PR

Primeira Feira da Uva Rústica começa terça-feira (21) na cidade de Palmeira, no interior do Paraná. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmeira)Primeira Feira da Uva Rústica começa terça-feira (21) na cidade de Palmeira, no interior do Paraná (Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmeira)
A cidade de Palmeira, na região dos Campos Gerais do Paraná, realiza entre terça-feira (21)  e sábado (25) a primeira Feira da Uva Rústica. Durante cinco dias, cachos da fruta e itens derivados, como suco, geleia e vinho produzidos no município, serão vendidos no local. O evento ocorre na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro da cidade, e a entrada é gratuita.
Esta é a primeira vez que o evento é realizado na cidade. A feira leva o nome de rústica devido ao tipo da fruta produzida em Palmeira. A denominação "uva rústica" é dada a todas as cultivares de uvas americanas, que representam a maior parte da produção no município.

A produtividade da fruta na cidade chega a 960 toneladas por ano, de acordo com informações do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Os produtores de uva de Palmeira têm dedicado 64 hectares terra para o cultivo dos cachos. Em cada hectare, o rendimento médio das parreiras chega a 15 mil quilos.
O resultado da produção vai ser colocado à venda em barracas montadas na praça. Durante a feira, mais de 30 agricultores vão se revezar para vender a fruta e outros produtos derivados. De acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária, Nilton Wendler, o evento vai ser um ponto de encontro entre produtores e consumidores. “A intenção é que a feira comece pequena, cresça com o passar dos anos e se torne uma tradição”, afirma.
A Feira da Uva Rústica vai funcionar na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Palmeira. O horário de funcionamento é das 8h às 18h. O quilo da uva será vendido a R$ 3. O evento é realizado a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (Emater-PR) e a Associação dos Produtores de Uva de Palmeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário