MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de janeiro de 2014

Código de barras pode ajudar a coibir furtos de placas automotivas em GO


Delegacia de Goiânia registra pelo menos uma ocorrência por dia.
Maior incidência dos crimes ocorrem em bairros na região sul da capital.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Donos de veículos estão sofrendo com mais um tipo de crime em Goiânia. O furto de placas está dando dor de cabeça para muitos motoristas, principalmente na região sul da capital. O 8º Distrito Policial (DP), que fica no Setor Pedro Ludovico e é responsável pela área registra pelo menos um roubo dos objetos por dia. Para a polícia, um novo sistema de identificação com lacres de segurança e código de barras, que deve ser adotado no próximo mês, pode diminuir o número de ocorrências.
Bairros nobres como Marista, Bueno e Jardim Goiás são onde há a maior incidência do delito. Segundo a polícia isso ocorre devido ao grande fluxo de veículos e falta de estacionamentos privados facilitam a ação dos ladrões.

Titular do 8º DP, o delegado Waldir Soares afirma que as placas furtadas são colocadas em carros do mesmo modelo, que são usados para praticar crimes ou são vendidos para países como Bolívia e Paraguai. Ele reforça a importância de registrar a ocorrência para evitar transtornos.
“Essa placa pode ser colocada pode ser colocada num outro automóvel semelhante para praticar diversos crimes. A polícia vai investigar inicialmente através dessa placa e poder chegar nessa vítima [do furto]. Se ela não tiver ocorrência, ela pode estar sendo investigada e até em uma determinada situação sendo presa”, explica.
O radialista Reginaldo Oliveira passou pelo problema. Ele teve as placas furtadas quando o carro estava dentro de um estacionamento. "Tive que mandar fazer outras e gastar mais dinheiro porque o carro não pode circular sem placas", lamenta.
Lacre rastreável será utilizado em novas placas de veículos para combater crimes, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Novas placas terão lacre e código de barras
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Lacre
Um sistema de identificação das placas é aposta do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) para diminuir os crimes. Pela determinação, todos os veículos terão que ser reemplacados e os objetos deverão conter um lacre de segurança e um código de barra.
O órgão aderiu foi o 9º a no país a se adequar à portaria 272 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), publicada em 2007, que estabeleceu novas regras para o emplacamento. A medida foi adota em julho do ano passado, mas até hoje não foi definido quando ela entrará em vigor.
"A partir do mês que vem, a expectativa é que entre em funcionamento [o novo sistema]. Aí teremos um controle maior com o código de barras. Os lacres vão ser numerados e essa numeração deverá constar tanto no CRV [Certificado de Registro de Veículo] quanto no CRLV [Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo] do veículo", afirma o tenente-coronel Márcio Vicente da Silva, diretor de operações do Detran-GO.
Para as vítimas, uma solução rápida seria a anulação da placa furtada, mas a lei não permite esse procedimento. Enquanto o sistema ainda não é efetivado, o motorista que receber alguma multa devido a placa furtada terá que procurar defesa para tentar evitar o pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário