MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Consumo de combustível cresce 9%


por
Adriano Villela
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA

Em 2013, um dos segmentos comerciais de maior desempenho foi a revenda de combustíveis. A nível nacional, segundo o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), a expansão na comercialização do produto foi de 5,2%, mais do dobro do projetado para a economia como um todo – analistas preveem uma alta do Produto Interno Bruto de 2,3% a 2,5%. No segmento carros de passeio, esta alta pode chegar a 6,7%.
Ainda que fatores sazonais tenham contribuído para o aquecimento do setor, o descolamento dos combustíveis do restante da economia vem se consolidando na década. O Sindicom informou que a alta do ano passado – possibilitada pela vendagem de 125 bilhões de litros – se repete desde 2010.
Na Bahia, dados da Agência Nacional do Petróleo apontam para um crescimento de 9%, enquanto no Nordeste, a elevação chega a 10%. No ano retrasado, somando todos os tipos de combustível, as vendas totalizaram 6,8 bilhões de litros, enquanto em 2013, até novembro, já tinham sido consumidos 6 bilhões de litros do produto, ainda segundo a ANP.  Destaque total para o álcool, ou etanol hidratado. Neste produto, com dados até novembro, a agência nacional de petróleo identifica uma elevação recorde de 23% no intervalo de 12 meses.  Mesmo faltando dezembro, as vendas do ano passado (217 milhões de litros) já ultrapassam 2012, quando na Bahia foram comercializados 197 milhões de litros.
Para o Sindicom, os números mostram que o varejo permanece ativo mesmo com o PIB considerado baixo. “Em 2013, o aumento da demanda foi expressivo, em função da melhoria da renda dos consumidores”, avaliou, para a revista Notícias Sindicom, o diretor de Mercado e  Comunicação da Entidade, César Guimarães.
Na publicação já citada, o Sindicom ressalta que o etanol hidratado (nas vendas) “foi favorecido pelo aumento da oferta e, em alguns estados,do preço vantajoso, equivalente ou inferior a 70% do valor da gasolina. Outro fator que influenciou o bom desempenho do hidratado foi a desoneração do PIS e da Cofins. No Nordeste, contudo, a alta foi menos significativa do que na Bahia - 6,8% no intervalo de 12 meses, referente à venda de 623 milhões de litros.
Ainda nos dados do estado, dados da ANP projetam uma expansão de 6,4% em cima dos 1,8 bilhão de litros de gasolina vendidos em 2012. Já o óleo diesel tem crescimento previsto de 7,2%. Em 2012, foram distribuídos 3,1 bilhão de litros do produto.

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