MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Copa e Eleições dão o tom da Banda da Bica 2014 no carnaval de Manaus


Banda terá ensaios abertos ao público a partir de quinta-feira (30).
Festa chega a 27ª edição e deve atrair cerca de 50 mil pessoas.

Camila Henriques Do G1 AM
Banda da Bica arrastou aproximadamente 60 mil foliões, segundo fundador da festa (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Banda da Bica deve atrair pelo menos 50 mil foliões no Largo, segundo organizadora da festa (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
A 27ª edição da Banda Independente da Confraria do Armando - popularmente conhecida como Banda da Bica - "vai às Eleições e a Copa do Mundo", que acontecem neste ano. De acordo com uma das organizadoras da festa, Ana Cláudia Soares o tema da vez é "Em Tempo de Copa, Calor, e Eleição, Até Inglês Foge do Caldeirão e Político Ladrão Vai Parar na Cadeia do Vivaldão!". A banda da Bica acontece no dia 22 de fevereiro, a partir das 17h.
Como manda a tradição, a festa é realizada nas proximidades do Bar do Armando, localizado na Rua 10 de Julho, no Centro de Manaus. Este é o segundo ano da Bica sem um de seus fundadores, o comerciante português Armando Soares, morto em 2012. Ainda segundo Ana Cláudia, a expectativa é que cerca de 50 mil pessoas participem da festa, que já acontece desde 1987 no Largo São Sebastião.
Os ensaios para a banda da Bica têm início no próximo dia 30 de janeiro, e continuam por todas as quintas-feiras de fevereiro até a realização da festa. Durante os "esquentas", será feita a escolha da marchinha oficial da banda. "Temos duas músicas, uma do Mário Adolfo em parceria com o Edu do Banjo, e a outra do Adal [Silva]. Elas seguem o tema deste ano. Vamos escolher qual será a canção oficial desta edição", destacou Ana Cláudia, que é filha de Armando Soares.
Em 2012, a Bica não saiu devido ao grave estado de saúde do seu patrono, Armando Soares (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Em 2012, a Bica não saiu devido ao grave estado
de saúde do seu patrono, Armando Soares (Foto:
Camila Henriques/G1 AM)
Sobre a Bica
Criada por um grupo de amigos que frequentava o conhecido Bar do Armando, a banda é conhecida por marchinhas irônicas, que retratam casos polêmicos da historia recente do Amazonas. "A Bica traz um Carnaval democrático. O povo gosta do humor escrachado e do anarquismo que usamos nas nossas marchinhas", afirmou um dos fundadores da banda, o jornalista Mário Adolfo.
Em 2013, por exemplo, o tema "A Guerra do Ovo" abordou o episódio com a Senadora e então candidata do PCdoB à Prefeitura de Manaus, Vanessa Grazziotin, que disse ter sido atingida por um ovo e posteriormente por cuspes em um dos debates televisivos que antecederam o pleito de 2012.
Este ano, o tema da banda repercute as declarações do técnico da Inglaterra, Roy Hodgson, que mostrou preocupação com o calor da cidade durante o jogo que a seleção inglesa fará em Manaus na Copa de 2014, e de um desembargador, que sugeriu a Arena da Amazônia como centro de triagem de presos após a Copa.
Desde a sua fundação, a Bica não foi às ruas apenas em 2012, por conta do estado de saúde de Armando Soares. Pouco menos de dois meses depois, o comerciante português faleceu aos 77 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário