MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de janeiro de 2014

Cresce o consumo de carne suína no Piauí e criadores estão animados


O mercado no Piauí está se estacando na preferência do consumidor.
Em uma granja de Altos, são produzidos por ano cerca de mil animais.

Do G1 PI

No Piauí creste o consumo de carne de porco e os criadores estão animados com a expansão do mercado. Em uma granja, localizada no município de Altos, a 37 quilômetros ao Norte de Teresina, onde concentra a maior parte da criação de suínos está produzindo por ano cerca de mil animais.
Para Francisco Moreira, presidente da Associação de Suinocultura do Piauí, o mercado está se estacando na preferência do consumidor. “O consumi de suíno está no estado está na melhor fase, como em todo o Brasil. Esperamos que fique assim por muito tempo”, disse.
Os animais preparados para corte ficam em uma área isolada e passam por fases de crescimento, desde o aleitamento, engorda até o abate, em um período médio de cinco meses. “Esse sistema garante a qualidade da carne suína produzida no estado. Mas apesar disso, a produção ainda enfrenta a concorrência do suíno produzido no Sul do país e exportado para o Piauí a preços menores”, explicou Francisco Moreira.
Por conta disso os criadores cobraram do governo uma medida para tornar o preço do suíno piauiense mais competitivo. A carne de porco que vem de outros estados é mais barata porque os custos de produção são menores em relação ao que é gasto nas granjas piauienses.

“Em média a diferença de preço chega a 40% de um estado para o outro. Temos a possibilidade de haver no animal que entra de fora u aumento no imposto, depois que o governo assinou o decreto”, falou o presidente da Associação de Suinocultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário