MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Cristo Redentor, no Rio, começa a ser reformado nesta terça-feira


Pirelli fez parceria com Arquidiocese para promover reforma e manutenção.
Segundo a empresa, serão investidos aproximadamente R$ 1,9 milhão.

Do G1 Rio

Raios são vistos atrás da estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, na madrugada desta terça-feira (14). (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)Raios têm danificado a superfície do Cristo Redentor, que é feita em pedra sabão (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)
Começam nesta terça-feira (21) as obras de manutenção e reforma do Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos do Rio. A estátua, que tem 38 metros de altura, Foi danificada, na cabeça e em uma das mãos, por raios durante as últimas tempestades que atingiram a cidade. Serão investidos, aproximadamente, R$ 1,9 milhão, no projeto que será financiado pela Pirelli em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro.
O anúncio da parceria foi feito nesta segunda-feira (20). De acordo com a Pirelli, os recursos para as obras serão aplicados conforme decisão da Arquidiocese. A empresa ressaltou que também estudará a instalação de soluções tecnológicas próprias para proteger o monumento. Durante as obras a visitação será mantida sem alterações.

Desenhada pelo artista plástico Carlos Oswald, a estátua do Cristo Redentor, feita em pedra sabão, foi projetada pelo engenheiro Heitor da Silva Costa. Sua inauguração ocorreu em 1931 e em julho de 2009 foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo. "Participar neste projeto no mesmo ano que celebramos 85 anos de presença neste País é, para nós, motivo de orgulho e mais uma vez marca o nosso compromisso com o Brasil", destacou o presidente da Pirelli na América do Sul, Paolo Dal Pino.
 Mão e cabeça danificados
Imagens feitas por uma cinegrafista amadora mostram o exato momento em que o Cristo Redentor foi atingido por raio.Um feixe de luz parece descer direto na cabeça da estátua. Dois dedos da mão direita do Cristo foram danificados. Uma placa atrás da estátua também ficou destruída. Os reparos começam na próxima semana.
Os raios que atingiram o Cristo Redentor na quinta-feira (16) assustaram. Mas são mais comuns do que se pensa, segundo especialistas. Somente na quinta-feira (16), caíram mais de 41 mil raios em todo o estado. Na capital fluminense, foram 1.1109.
A explicação dos especialistas é que a cidade tem uma combinação de montanhas com grandes concentrações de água, como lagoas, baías, e o mar, que atraem descargas elétricas.
“Está entre as cinco maiores tempestades registradas desde o início do monitoramento em 1999”, disse Osmar Pinto Jr., coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em referência à tempestade de quinta-feira (16).
Segundo especialistas, a visitação públuca em dias de tempestades de raios não é recomendável. De acordo com os responsáveis pelo santuário, toda vez que há a previsão de temporais com descargas elétricas são emitidos avisos e o monumento é fechado.
As imagens registradas na sexta (17) mostram que, na mão direita da estátua, o raio danificou o polegar do Cristo. O dano fica claro quando comparado à mão esquerda, que tem o polegar intacto. Novas imagens feitas pelo Globocop revelaram que a cabeça da estátua também foi danificada.
Montagem das mãos Cristo (Foto: Reprodução/TV Globo)Comparação entre as mãos direita (acima) e
esquerda permite constatar os dedos danificados
(abaixo) (Foto:Reprodução/TV Globo)
De acordo com padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, que pela manhã deu entrevista à Rádio Globo contando o estrago provocado pelo raio, o dedo médio da mão direita da estátua já havia sido danificado no temporal que atingiu a cidade em dezembro. “Agora registramos uma avaria mais acentuada em toda a mão”, explicou.
Estoque de pedra sabão
Segundo padre Omar, toda a estátua do Cristo Redentor é revestida de pedra sabão. “Temos um estoque dessa pedra, adquirida da mesma pedreira de Minas Gerais de onde saiu o material na construção original do monumento”. Ele destacou ainda que a estátua passa por reforma permanente e que agora serão contratados restauradores alpinistas para reparar os danos.
Dedo do Cristo Redentor é danificado por raios durante temporal no Rio. (Foto: Marcos de Paula/Estadão Conteúdo)Dedo médio já estava danificado por raios
anteriormente (Foto: Marcos de Paula/)
Na noite desta quinta, uma placa informativa, feita de mármore, também foi danificada pelos raios. “Estamos instalando uma Central Digital que vai substituir as placas informativas, porque sempre temos de trocá-las por causa de raios. A os para-raios funcionam, mas essa proteção atmosférica já não está funcionando satisfatoriamente no Cristo”, avaliou padre.
Ao ser questionado se haveria outro sistema para proteger o monumento de descargas elétricas, Omar negou. “Não existe outra medida. Só rezando mesmo.”
40 mil raios
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em todo o estado do Rio de Janeirocaíram mais de 40 mil raios nesta quinta. O órgão destaca que o monumento do Cristo é atingido, em média, por seis raios a cada ano.
Raios atingem Cristo Redentor (Foto: Reprodução/GloboNews)Em outubro de 2013, imagens mostram o Cristo sendo atingido por raios (Foto: Reprodução/GloboNews)

Nenhum comentário:

Postar um comentário