MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Cubanos enfrentam dificuldade estrutural no atendimento a pacientes


Demora no resultado de exames também é uma queixa dos profissionais.
Obras em postos de saúde de Gurupi devem ser retomadas após chuvas.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera

Falta de estrutura de postos de saúde comprometem atendimento de médicos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Falta de estrutura de postos de saúde comprometem atendimento de médicos
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Os profissionais do Programa Mais Médicos do governo federal, estão no estado desde setembro do ano passado. Ao todo, 104 médicos do programa estão atuando em 62 municípios e em cinco polos do Distrito Sanitário Indígena [Formoso do Araguaia, Tocantinópolis, Tocantínia, Santa Fé e Itacajá]. Contratados para trabalhar na atenção básica, os profissionais já enfrentam problemas relacionados a falta de infraestrutura do local de trabalho.
Juniel Martinez reclama da demora dos resultados dos exames laboratoriais (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Juniel Martinez reclama da demora dos resultados
dos exames laboratoriais
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Em Gurupi, no sul do estado, cinco cubanos fazem atendimentos na atenção básica. Eles recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo paga pelo Ministério da Saúde. Já a alimentação e moradia são fornecidas pelo município.
Juniel Martinez é um desse profissionais que esbarra com dificuldades estruturais durante o trabalho, o que compromete o atendimento ao paciente. “Você manda ou indica um exame laboratorial hoje e os exames só voltam dentro de um mês, dois meses. É um pouco lento”, reclama.
Nelyz Peres diz que é preciso melhor estrutura para os médicos e pacientes (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Nelyz Peres diz que é preciso melhor estrutura para
os médicos e pacientes
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
A médica Nelyz Peres diz que as condições de trabalho devem melhorar, não só para ela, mas para os pacientes. Ela lembra que o posto onde atende está em fase em reforma “mas ainda falta muito tempo para que as condições de trabalho e atenção a população seja melhor”.
A autônoma Célia de Andrade levou a filha para fazer consulta. Ela gostou do atendimento e concorda que é preciso melhorar o ambiente dos postos de saúde. “Falta estrutura para eles passarem para a gente. Se eles tem a estrutura boa, eles passam para a gente, se não tem, o que vai fazer?, questiona.
A Secretaria de Infraestrutura de Gurupi diz que os postos de saúde estão em reforma e os serviços estão parados por causa do período chuvoso e que o retorno das obras será logo depois do fim das chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário