por
Kelly Oliveira / Agência Brasil
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
O débito não autorizado em conta foi a principal reclamação
registrada por clientes no Banco Central (BC), em dezembro de 2013. Do
total de 2.508 irregularidades, 444 são sobre o débito não autorizado.
Em novembro, essa também era a principal reclamação, com 440 do total de
2.303 irregularidades.
Foram registradas no BC 125 reclamações sobre os débitos não autorizados feitos pela Caixa. No Banco do Brasil o número ficou em 111 e no Santander, 99. Os resultados divulgados levam em conta bancos com mais de 1 milhão de clientes.
Em segundo lugar na lista de principais irregularidades,
está a cobrança de tarifas por serviços não contratados pelos clientes,
no total de 335 casos. Em seguida vêm as reclamações por prestação
irregular do serviço de conta-salário (231).
No mês passado, no ranking de reclamações com resultado ponderado pelo número de clientes por instituição, o HSBC ficou em primeiro lugar. Foram consideradas procedentes 127 reclamações. Em seguida vem o Santander, com 402 casos. No terceiro lugar ficou o Banco do Brasil (463 reclamações).
A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por
instituições financeiras pode ser registrada no BC e as reclamações
ajudam na fiscalização e regulação do Sistema Financeiro
Nacional. Entretanto, o BC recomenda que a reclamação seja registrada,
primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço
de atendimento ao consumidor (SAC) da instituição financeira.
Se o problema não for resolvido, o cidadão pode ainda
recorrer à ouvidoria da instituição, que terá prazo máximo de 15 dias
para apresentar resposta. Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer ao Poder Judiciário.
Edição: Davi Oliveira
No mês passado, no ranking de reclamações com resultado ponderado pelo número de clientes por instituição, o HSBC ficou em primeiro lugar. Foram consideradas procedentes 127 reclamações. Em seguida vem o Santander, com 402 casos. No terceiro lugar ficou o Banco do Brasil (463 reclamações).
Edição: Davi Oliveira
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