MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de janeiro de 2014

Dependente de Tarauacá, Cruzeiro do Sul pode sofrer com a falta de carne


Pecuaristas de Tarauacá estariam preferindo vender para Rio Branco.
Situação preocupa empresários do setor.

Genival Moura Do G1 AC

Cruzeiro do Sul pode sofrer com a falta de carne (Foto: Genival Moura/G1)Cruzeiro do Sul pode sofrer com a falta de carne (Foto: Genival Moura/G1)
Abastecido com carne de Tarauacá (AC), o município de Cruzeiro do Sul, que tem um dos menores rebanhos do estado, pode sofrer com a falta do produto. Segundo empresários do setor, os pecuaristas do município vizinho estão preferindo vender para Rio Branco, onde a arroba do boi ficou mais valorizada com a chegada de uma grande rede de frigoríficos.

O empresário Sebastião Correia, proprietário do único frigorífico responsável pelo abate dos bois que abastece o mercado de Cruzeiro do Sul, diz que está se esforçando para suprir a demanda, mas enfrenta dificuldades.
“A gente sempre comprou gado de Tarauacá, mas os criadores de lá se voltaram para Rio Branco onde a carne está mais valorizada. Com o mercado mais atraente na capital muito boi daqui está sendo exportado para lá também. Mesmo aqueles produtores que não vendem para Rio Branco estão aguardando uma maior valorização para negociar os animais aqui mesmo”, comenta.
Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária Florestal do Acre (Idaf) o rebanho de Cruzeiro do Sul é um dos menores do Acre com cerca de 35 mil cabeças. Para o empresário Sebastião Correia, a tendência é que o rebanho do município fique cada vez menor.
“Não existe incentivo dos governantes e a legislação ambiental dificulta cada vez mais a pecuária. Não temos máquinas de implementos agrícolas e nem como fazer a correção de solo. O certo é que o nosso rebanho está diminuindo e de onde se tira e não repõe a tendência é piorar. Enquanto isso, em nível de Brasil a carne está ganhando cada vez mais valor por causa da exportação para outros países”, alerta.
O criador Tácito Batista diz que muitos produtores da Região do Vale do Juruá deixaram de criar vacas devido ao alto custo e passaram a comprar bezerros de Tarauacá para aumentar o rebanho. “Esses bezerros a gente engordava para o abate, só que até os bezerros ficaram mais valorizados e estão sendo vendidos para outros destinos”, explica.
No início do mês de janeiro chegou a faltar carne nos açougues da cidade. “Faltou carne por vários dias, o cliente procurava e a gente não tinha o produto. Causou prejuízos pra gente e transtorno para o consumidor. Por enquanto normalizou o abastecimento, mas o preço subiu e nós somos obrigados a repassar o aumento ao consumidor”, comenta o açougueiro, Elinaldo Lima Cerqueira.
O empresário José Filho, com experiência no setor, garante que o problema do desabastecimento de carne em Cruzeiro do Sul será solucionado com a conclusão de um frigorífico que a sua empresa está construindo em Tarauacá, cujos produtos terão selo de procedência do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
“A inauguração será no mês de agosto desse ano e a partir daí vamos comprar gado bovino de todo estado e vender não só para Cruzeiro do Sul e região, como para os municípios do Amazonas, porque seremos credenciados para exportar. Tenho certeza que a população do interior do Acre não vai mais sofrer com a falta de carne”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário