Após a polêmica provocada pela
publicação de um texto com críticas a Eduardo Campos e Marina Silva na
página oficial do PT no Facebook, a direção nacional do partido resolveu
centralizar o controle sobre o conteúdo veiculado nas redes sociais
durante a campanha de 2014.
Na próxima sexta-feira, o presidente
nacional do PT, Rui Falcão, vai se reunir com o secretário de
Comunicação do partido, José Américo, o vice-presidente da legenda,
Alberto Cantalice, o jornalista Leandro Fortes e outras quatro pessoas
que produzem conteúdo para os canais oficiais do PT na internet.Segundo
petistas, foi Cantalice quem aprovou o artigo "A balada de Eduardo
Campos", divulgado no último dia 7, que chama o governador de Pernambuco
de "playboy mimado" que "vendeu a alma à oposição" e a ex-senadora
petista de "ovo da serpente".
No dia seguinte, Campos reagiu e
classificou o artigo de "ataque covarde": "Enquanto os cães ladram, a
nossa caravana passa". O Palácio do Planalto evitou comentar o caso. O
governo, contudo, avaliou que tais polêmicas não beneficiam Dilma. Cantalice
disse que o texto era uma "resposta às críticas" que o governador de
Pernambuco vinha fazendo a Dilma na internet, mas não constituía "a
posição oficial do partido". O artigo foi escrito pelo jornalista
Leandro Fortes, segundo a Folha apurou.
A ordem da direção do PT é que nada
mais seja publicado sem a aprovação de Rui Falcão e de José Américo.
Cantalice continuará responsável pelas redes sociais do partido, mas
todo o material produzido precisará ser aprovado pelos dois dirigentes. O
objetivo é evitar que episódios como o do Facebook se repitam. A
avaliação da cúpula petista é a de que Cantalice deveria ter sido mais
rigoroso e previsto uma crise com os antigos aliados frente ao tom do
texto, classificado como "ácido e grosseiro". Na ocasião, o
vice-presidente da sigla avaliou que o artigo não teria grande
repercussão.
Outra ordem da cúpula é que nada
mais seja publicado sem assinatura. Agora, segundo petistas, serão
veiculados materiais com "rosto", sempre assinados por militantes ou
dirigentes do partido. Leandro
Fortes foi contratado recentemente pela Pepper, empresa que presta
serviços de comunicação para o PT. Ela fará o monitoramento das redes
para mapear perfis falsos usados para atacar candidatos do partido
--sobretudo a presidente Dilma. (Folha de São Paulo)
BLOG DO CORONEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário