MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 4 de janeiro de 2014

Embarcações irregulares colocam vidas em perigo na Baía de Todos os Santos


por
Carlos Vianna Junior
Publicada  TRIBUNA DA BAHIA
O verão de Salvador oferece opções de diversão e muitas têm ligação com o mar.  Uma das maiores e mais belas baías do mundo faz parte do cardápio de possibilidades. Conhecer a ilha de Itaparica e banhar-se na serenidade de suas praias, ou então passear ao longo de seu mar e visitar a diversas ilhas paradisíacas que constituem a Baia de Todos os Santos, é uma convite difícil de ser recusado.
Mas a Capitania dos Portos adverte que esse convite pode conter riscos, inclusive de vida, se não se utiliza embarcações licenciadas. São essas as vistoriadas que garantem o cumprimento de normas de segurança que podem fazer a diferença entre diversão e tragédia.
A jornalista Paulista Mirian Sodré conta que a caminho da Ilha de Maré, pegou uma embarcação em Paripe. “Na verdade fui abordada e acreditei que estava indo em uma embarcação oficial, não pedi para voltar no meio do caminho porque não era a única passageira”, conta enquanto esperava o barco que lhe levaria para Itaparica, de onde seguiria para Morro de São Paulo, no Terminal Náutico do Comércio.
Ela relata ainda que percebeu que o número de boias no barco era menor que o de passageiros, o que lhe fez perguntar ao condutor se a embarcação era licenciada para o transporte de pessoas. “Ele apenas me respondeu que tinha mais de dez anos de experiência na travessia e que eu confiasse nele. Não tive escolha, mas morri de medo”, contou, lembrando que procurou por um extintor e não achou nenhum na embarcação.
Habilitação
Segundo o comandante Montenegro, da Capitânia dos Portos, existem realmente embarcações que fazem transporte de passageiro pela Baia de Todos os Santos sem estarem habilitadas. “Um dos pontos onde mais ocorre é na travessia Paripe/Maré, mas pode ocorrer em muitos outros pontos, não só em Salvador como em cidades do interior como Ilhéus e Porto Seguro”, disse. Ele informa ainda que a Capitania está sempre fiscalizando a Baia de Todos os Santos e os terminais oficiais de passageiros.
Montenegro conta que ao abordar as embarcações é cobrado a habilitação dos tripulantes, a inscrição da embarcação junto à capitania e são checados os equipamentos de segurança. “É necessário ter boias salva-vidas, extintores e aparelho de comunicação, entre outros materiais, informa. A Capitania dos Portos realiza também ações educativas direcionadas às comunidades que utilizam esse meio de transporte. “Entendemos que a conscientização é o melhor remédio para se evitar acidentes”, disse Montenegro.Faz parte dessas ações a distribuição de panfletos informativos.
Desta maneira e com uma fiscalização mais ostensiva que em outros períodos do anos a Capitania dos Portos põe em prática a Operação Verão. Na operação de 2012 e 2013 foram apreendidas seis embarcações e 281 foram notificadas. Como reflexo da campanha que tem sido feita ao longo dos últimos anos, a capitania espera não necessitar notificar nem apreender tantos barcos este verão.
A Operação Verão 2013/2014 teve seu início em 15 de dezembro de 2013 e término previsto para 20 de março do corrente ano. O comandante Montenegro, no entanto, ressalta que tanto os turistas como as pessas que usam esse meio de transporte devem tomar cuidado e buscar sempre os terminais oficiais de embarque e desembarque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário