MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de janeiro de 2014

Empresa cria aplicativo de cardápio eletrônico em vários idiomas


Sistema foi pensado para atender turistas durante a Copa do Mundo.
Restaurante em BH fatura 10% a mais com cardápio eletrônico.

Do PEGN TV

De olho nos turistas que estarão no país durante a Copa do Mundo, a empresa de informática Lalubema Sistemas criou um cardápio eletrônico para restaurantes. O sistema foi criado para suprir a carência de mão de obra especializada em bares e restaurantes durante a Copa de 2014. A empresa fatura cerca de R$ 50 mil por mês com a venda de aplicativos.
Ao pedir refeições pelo aplicativo, o freguês verifica pelo smartphone a descrição do prato e o preço e escolhe o que vai comer. O pedido é enviado direto para o restaurante.
O empresário William da Silveira, dono do negócio, explica que o aplicativo para tablets e smartphones possibilita ao cliente interagir com o menu e fazer o pedido sozinho. "Hoje a língua é uma barreira. E com a ideia de ter o tablet com o cardápio disponível em várias línguas, o dono do estabelecimento não precisaria investir em capacitação, em treinamento do pessoal dele", afirma.
A ideia surgiu em 2011 e dois anos depois o empresário William da Silveira procurou o Sebrae para colocar o produto no mercado. Ele ingressou na "Rede Comércio Brasil", uma das etapas do programa Sebrae 2014, que ajuda o pequeno empresário a lucrar com a Copa do Mundo. Existem mais de dois mil negócios cadastrados na rede em todo o país, sendo que em Minas Gerais são 150. "É uma oportunidade interessante para que a empresa possa comercializar mais, receber toda essa assessoria na gestão e sem nenhum custo", afirma Débora de Andrade, do Sebrae Belo Horizonte.
O Sebrae fez um verdadeiro raio X da empresa. As consultorias analisaram a forma de contato com cliente, a gestão financeira e a formação dos preços dos aplicativos. O empreendedor também participou de rodadas de negócios para apresentar o produto a dezenas de possíveis compradores. "A gente está trabalhando em 20 contas diferentes oriundas de apresentação pelo Sebrae e a taxa de conversão está sendo muita alta. Então está sendo um apoio muito grande pra gente", afirma William da Silveira.
O cardápio eletrônico é utilizado em 12 restaurantes de Belo Horizonte. O empresário Juliano Caldeira foi um dos primeiros a implantar o sistema em seu restaurante, com especialidade em carnes exóticas. Ele comenta que o cardápio eletrônico ajuda a conquistar o cliente. "O visual faz uma diferença imensa. Quando o cliente pega nosso cardápio, ele vê a forma de como ele é montado, vê a cor de uma carne, a cor de uma carne de jacaré, a cor de uma carne de avestruz. Ele se espanta e vê que é algo que o surpreende", afirma Juliano.
A qualquer hora, o empresário pode atualizar o preço dos pratos, fazer promoções, retirar ou incluir itens no cardápio. O garçom entrega o tablet para o cliente, ele escolhe a refeição e a bebida e já fica sabendo quanto o jantar vai custar. O funcionário só confirma o pedido.
O faturamento do restaurante aumentou 10% após a implantação do menu interativo e cheio de fotos. As vendas dos pratos mais bonitos e elaborados também cresceram. É o caso da feijoada de sorvete, sobremesa que estava esquecida no cardápio de papel e agora é uma das mais vendidas. O doce imita perfeitamente uma feijoada e é feito com sorvete, paçoca, hortelã, amendoim e cobertura de chocolate.
Juliano Caldeira quer aproveitar o diferencial de ter um cardápio eletrônico para atrair clientes de outros países, já que o aplicativo possibilita a descrição dos pratos em outros idiomas. "Os turistas que a gente recebe aqui veem que a gente está bem antenado com as tecnologias e as traduções. A tradução automática ganha em agilidade, beleza e tecnologia", afirma o empresário.

SEBRAE
Central de Relacionamento: 0800-570-0800
www.sebrae.com.br
LALUBEMA SISTEMAS LTDA
Contato: Empresário William Tadeu da Silveira
Av. Raja Gabaglia, 2680 – 3° andar - Estoril
Belo Horizonte/MG – CEP: 30494-170
Telefone: (31) 3286-1210
Site: www.lalubema.com
E-mail: william@lalubema.com
RESTAURANTE RIMA DOS SABORES
Contato: Juliano Caldeira
Rua Esmeralda, 522 - Prado
Belo Horizonte/MG – CEP: 30410-080
Telefone: (31) 3243-7120 / (31) 8455-7120
Site: www.rimadossabores.com.br
E-mail: contato@rimadossabores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário