MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Espuma em estação de tratamento de esgoto preocupa moradores, em RO


Local fica distante 400 metros do Rio Machado, que abastece Cacoal.
Diretor operacional do SAAE explica que empresa já foi notificada.

Fernanda Bonilha Do G1 RO

Espuma branca aparece principalmente em dias de sol (Foto: Fernanda Bonilha/G1)Espuma branca aparece principalmente em dias de sol (Foto: Fernanda Bonilha/G1)
Nos últimos dias uma espuma esbranquiçada tem chamado a atenção dos moradores de Cacoal (RO). A espuma branca e densa é vista constantemente na lateral da lagoa de tratamento de esgoto sanitário do município e nos dias de forte sol o aparecimento é mais evidente.
O complexo da lagoa de tratamento fica localizado na RO-383, saída para Rolim de Moura (RO), e faz a manutenção de esgotamento sanitário de cerca de 12 mil ligações residenciais do município. A espuma chega a alcançar mais de um metro de altura. O que mais preocupa os moradores é a proximidade da lagoa de tratamento com o Rio Machado, que fornece água para as residências de diversos municípios.
“Trabalho ali perto e sempre vejo essa espuma ao lado da lagoa e próxima ao rio. Nossa preocupação maior é se essa espuma está chegando até o rio que leva água até as nossas casas”, afirma o professor Gersey Sobral. A distância entre o Rio Machado e a lagoa de tratamento é de cerca de 400 metros. Além da espuma, um escoamento de água pelo solo é visto frequentemente no local.
De acordo com o diretor técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), José Luiz Souza Leite, a água é decorrente de minas no local. “Essa água que escorre pelo solo é decorrente de minas e só aparecem no período chuvoso”, afirma.
O diretor técnico operacional ainda garante que a espuma na saída do tratamento não é motivo de preocupação. “Aquela espuma é devido o detergente que é jogado no esgoto. Ela está se formando ai embaixo porque houve uma limpeza no terreno ao lado da lagoa de tratamento e essa empresa acabou quebrando uma caixa de inspeção, isso criou uma supressão na rede, essa espuma era para estar se formando na lagoa anterior”, diz o diretor.
Segundo ele o terreno pertence a uma empresa particular. “A empresa já foi notificada e deve reparar o dano causado, já que a empresa causou um dano público”, conclui o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário