MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 18 de janeiro de 2014

Estudantes vão ao Marajó para ajudar a melhorar a vida de moradores


Universitários levam projetos de tecnologias de baixo custo.
Instituto de Tecnologia de Massachusetts desenvolve ações com paraenses.

Do G1 PA

Universitários embarcaram para o Marajó na última sexta. (Foto: Divulgação)Universitários embarcaram para o Marajó na última sexta. (Foto: Divulgação)
Moradoras de uma colônia de pescadores situada às margens do rio Canicatu na cidade de Curralinho, na ilha do Marajó, recebem a visita de universitários paraenses e paulistas neste final semana. O objetivo é colaborar com a melhora da qualidade de vida de moradoras, levando projetos de tecnologias de baixo custo coordenados pelos alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
O grupo de alunos da UFPA, UEPA, CESUPA e Estácio FAP embarcaram de Belém para o arquipélago na última sexta-feira (17) e devem permanecer em Curralinho até o dia 20. Os estudantes estarão por uma semana convivendo com jovens de diversas nacionalidades como da Coreia do Norte, Taiwan e Estados Unidos.
Nas viagens, os alunos entendam os reais interesses da comunidade local por meio de pesquisa para mapear realidade energética, índices de sustentabilidade e níveis de pobreza.
Projetos tem objetivo de melhorar qualidade de vida dos moradores. (Foto: Divulgação)Projetos tem objetivo de melhorar qualidade de vida
dos moradores. (Foto: Divulgação)
O desafio dos jovens é realizar uma ação de impacto social em uma das regiões com menor IDH do Brasil, segundo dados do IBGE de 2012. Na cidade, os estudantes vão implementar, em parceria com a comunidade, a construção de um defumador de peixe e a capacitação da comunidade para criação e utilização de equipamentos que utilizam a energia solar para iluminação doméstica.
Instituto de Tecnologia de Massachusetts é um dos principais centros de pesquisa e inovação Norte Americano. Criado há 10 anos, incentiva alunos a utilizarem o mês de janeiro como período de atividades independentes.
Alguns laboratórios da universidade oferecem disciplinas que incluem viagens a diferentes países do mundo em regiões que precisam da tecnologia para melhorar a condição de vida das populações em desenvolvimento.

Um comentário:

  1. isso ai é uma xinforinfola? pq não falaram que tecnologia é essa da foto os pobres de curralinho vão sentar em cima pensando que é uma garrafa. uahuahuahah sou paraense so pra constar.

    ResponderExcluir