MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de janeiro de 2014

Exigência de simulador para retirada de CNH ainda não é cumprida em AL


Resolução para o uso do aparelho entrou em vigor em 1º de janeiro.
Habilitação continua sendo retirada sem aulas obrigatórias exigidas.

Do G1 AL

Simulador é obrigatório nas autoescolas a partir de janeiro (Foto: Reprodução / EPTV)Simulador passou a ser obrigatório nas
autoescolas desde janeiro
(Foto: Reprodução / EPTV)
Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrou em vigor no dia 1º de janeiro, tornou obrigatório o uso de um simulador de direção nas autoescolas antes das primeiras aulas em carros de verdade. No entanto, em Alagoas, a realidade não é essa. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), nenhum dos Centros de Formação de Condutores (CFC) adquiriu o aparelho, que custa quase R$ 40 mil.

A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria do Detran, que informou que os alunos que se matricularem agora nas autoescolas ainda seguem com o procedimento antigo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por conta da não aquisição do aparelho pelas autoescolas. A assessoria também informou que o órgão não requereu nenhum pedido de adiamento da resolução ao Contran, e que estuda uma maneira para fiscalizar os CFC's.
O uso do simulador, de acordo com a primeira resolução que foi adiada, deveria ter começado em junho de 2013, mas, na época, donos de autoescolas alegaram que não tinham como se adaptar a tempo.
Segundo o secretário do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores em Alagoas, João Batista Neto, o sindicato não incentiva nenhuma autoescola a adquirir o aparelho. "A resolução deixa espaço para que os departamentos de cada estado se adequem da maneira que acharem melhor, então nós ainda estamos aguardando alguma resposta definitiva do Detran", explicou.
Com o equipamento, o valor para retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria B, requerida para guiar automóveis leves, deve ficar R$ 200 mais caro. De acordo com a resolução 444/2013, o aluno terá que fazer cinco aulas de 30 minutos no simulador, ministradas após as aulas teóricas e antes da realização do exame escrito.
Protótipo de simulador de direção (Foto: Divulgação/Detran-AL)Protótipo de simulador de direção.
(Foto: Divulgação/Detran-AL)
O equipamento eletrônico servirá para simular situações, como dirigir na chuva, com neblina ou à noite. Também é possível fazer manobras e quando há colisão, o impacto é 'sentido' pelo aluno. O treinamento, de acordo com a resolução, deverá ser acompanhado por um professor, e a presença do aluno é certificada por biometria, obrigatória desde 2011.
Batista ainda diz que, como ainda não há simulador no estado, a retirada da CNH em Alagoas ainda está sendo realizada sem o cumprimento da resolução. "Me espanta que o movimento nas autoescolas esteja fraco. Já que a resolução ainda não está sendo cumprida, esse é tido como o melhor momento para retirar a Carteira de Habilitação".
Ainda por meio da assessoria, o Departamento Estadual de Trânsito informou que um processo já foi iniciado para a contratação de uma empresa que forneça os simuladores, mas o prazo para a chegada desses aparelhos ainda é desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário