MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de janeiro de 2014

Fazenda com mais de 200 anos relembra história e cultura de Goiás


Propriedade, chamada de Babilônia, foi tombada como patrimônio histórico.
Local já foi sede de engenho e mantém museu com objetos do século XVII.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera


Considerada uma das propriedades rurais mais antigas de Goiás, a Fazenda Babilônia guarda em seus 1,2 mil hectares de área muito dos traços históricos e culturais do estado. Situada em Pirenópolis, a 120 km de Goiânia, o local, construído por escravos no século XVIII, já foi sede de um grande engenho de cana de açúcar e há 53 anos, foi tombada como patrimônio histórico nacional.
Os visitantes de todos os cantos do país podem passear e ver objetos antigos em um pequeno museu, montado em um casarão de 200 m². As paredes de pau-a-pique são cobertas com telhas de barro. Após conhecer toda a área, eles podem aprecisar a culinária local, com pães e doces feitos com produtos da própria fazenda.

"Eu, por exemplo, como sou do interior, gosto muito da carne de panela e da almôndega com mandioca", revela o advogado Manoel Vieira. "Eu acho que quando o turista vem aqui, ele tem que sentir isso, que fica bem hospitaleiro", completa a dona da fazenda, Telma Lopes.
Capela
A Fazenda Babilônia também possui uma capela, toda erguida no estilo barroco, onde eram rezadas as missas. No altar, está uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, santa de devoção dos donos da propriedade. O guia Gustavo Oliveira conta como eram realizadas as celebrações.
"Na capela somente o padre é quem ficava. As mulheres ficavam do lado de dentro e os homens lá fora. Os senhores aqui não tinham contato com as mulheres. Por isso, nós temos uma janela entreliça nessa capela”, explica.
Os cerca de 200 escravos não podiam entrar para rezar. Então construíram uma estrutura de madeira em um galpão no qual podiam adorar seus deuses.
Fazenda com mais de 200 anos relembra história e cultura de Pirenópolis Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Capela onde ocorriam as celebrações religiosas: só o padre entrava (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário