MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de janeiro de 2014

Fazendas unem turismo e atividade pecuária no Pantanal


Fazendas estão atraindo turistas explorando a imagem da onça.
Pessoas do mundo inteiro procuram o Pantanal para fotografar o felino.

Do Globo Natureza com informações do Globo Rural
Milhares de pessoas do mundo inteiro procuram o Pantanal para fotografar o a onça pintada, o maior felino das Américas. O Pantanal tem quatro mil quilômetros quadrados de extensão, sendo uma parte em Mato Grosso e outra em Mato Grosso do Sul e o município de Miranda é o mais procurado pelos turistas.


O nome científico da onça pintada  é panthera onca, animal nativo do continente americano, e que pode ser encontrado em quase todas as regiões brasileiras. É o maior carnívoro terrestre do nosso país. Um macho adulto pode chegar a 150 kg.
Num braço do Rio Miranda, do alto de uma balsa, se pode ver melhor a mata da margem onde a onça pode estar escondida. A visualização da onça só é permitida de dentro do barco, sem incomodar o bicho. Em geral ela caça durante a noite. Durante o dia costuma frequentar a margem dos rios a procura de sombra e ar. Suas manchas funcionam como uma impressão digital  e ajuda especialistas a identificá-las.

Algumas fazendas tradicionais do município de Miranda estão explorando a imagem da onça para atrair os turistas. Uma delas é a San Francisco onde já foram avistadas 14 onças.  O dono da fazenda, Roberto Coelho, transformou sua sede num hotel e afirma que o novo ramo de atividade gerou mais empregos para região.

“Acredito que o turismo dá mais renda do que o gado. A onça está dando dinheiro. O turismo é uma razão de preservá-la e de tocar uma pecuária junto com ela”, diz Roberto.

No município de Poconé, o Porto Jofre, na beira do Rio Cuiabá, é o ponto de encontro dos turistas que chegam do mundo inteiro para ver e fotografar a onça pintada. São tantas onças na região que é muito difícil o turista perder a viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário